conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos recebe veleiro-escola dos Escoteiros do Brasil

Embarcação saiu de Natal (RN) com destino a Paranaguá

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) recebeu, na manhã de terça-feira, 7, o veleiro-escola dos Escoteiros do Brasil. A embarcação percorre a costa brasileira de Natal (RN) e chegou ao seu destino, em Paranaguá, em uma viagem que durou 25 dias.

Esta é a primeira expedição com veleiro Lamia, apreendido pela Polícia Federal em 2021. Uma negociação em âmbito judicial envolvendo o Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil selou a doação da embarcação aos Escoteiros do Brasil.

A viagem do veleiro pela costa brasileira começou em Natal (RN) e passou por portos da Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e, por fim, Paraná. Durante o percurso, existiu uma tripulação fixa com quatro chefes e a cada trecho um chefe embarcava para ter a experiência.

Grupos de escoteiros de Paranaguá e Antonina recepcionaram os tripulantes do veleiro-escola

Quem conduz o veleiro é Gutemberg Felipe Martins, chefe escoteiro, presidente do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo; Marco Antônio Bortolli, comissário nacional dos Escoteiros do Mar; João Basílio Pereima, presidente do Grupo Escoteiro do Mar Antonina; e João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná. 

O chefe escoteiro, Gutemberg Martins, contou que durante o percurso houve dificuldades, mas que a tripulação contribuiu para a segurança. “Quando sentimos a necessidade de parar ou deixar de sair, aguardamos uma melhor janela de tempo e o resultado está aqui, o barco está ancorado, saindo de Natal e percorrendo 10 Estados da costa. A Marinha sempre nos recebeu e foi uma grande experiência pessoal e para o escotismo nacional nesse projeto que é pioneiro”, disse Gutemberg.

O coordenador nacional dos Escoteiros do Mar, Marco Antônio Bortolli, explicou que o objetivo é adequar a embarcação para fins pedagógicos

O coordenador nacional dos Escoteiros do Mar, Marco Antônio Bortolli, esteve em todo o percurso, desde Natal (RN), e  destacou que o veleiro-escola será utilizado em ações pedagógicas. “Vamos fazer treinamentos para adultos e jovens a nível de consciência marítima, ambiental e de trabalho social. É uma formação para que o jovem seja autônomo nas suas atitudes futuras, essa é mais uma ferramenta que os escoteiros do Brasil apresenta à sociedade. O porto base do veleiro será Paranaguá e depois temos uma programação para ir em outras regiões durante o ano, isso vai funcionar a partir do primeiro semestre do ano que vem”, disse Marco.

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, acompanhou embarcado o último trecho do percurso 
 

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, também embarcou nessa jornada e contou sobre a experiência e a parceria com os Escoteiros do Mar. “Fomos convidados pelos Escoteiros do Mar de Paranaguá e Antonina para acompanhar a última ‘perna’ de travessia, do veleiro-escola. Para a Portos do Paraná é algo muito simbólico não apenas pela chegada do veleiro, mas pelo fato de que acabamos de fazer uma cessão de uso não onerosa, em Antonina, para o grupo Escoteiros do Mar, e por 20 anos eles poderão construir uma sede em uma área que estava desativada e, em parceria com a Portos do Paraná, inúmeras atividades serão desenvolvidas lá, principalmente atividades de educação ambiental”, afirmou João Paulo.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra, Anderson Brito de Melo, comentou sobre a recepção do veleiro que terá como sede Paranaguá. “Para nós é um prazer enorme manter essa parceria  já de muito tempo, Marinha do Brasil e Escoteiros do Mar. Recebê-los após essa jornada, é um prazer, sempre mantendo essa parceria. O veleiro a princípio ficará na sede da Capitania em Paranaguá e a ideia é velejar pelo Brasil com várias equipes dos escoteiros para manter essa tradição de costumes e ter o privilégio de ter essa embarcação”, disse o capitão.

Confira como foi a chegada do veleiro-escola:

Em alta

plugins premium WordPress