O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos assumiu o cargo de Capitão dos Portos do Estado do Paraná (CPPR), em cerimônia realizada na tarde de quinta-feira, 28, nas dependências da Marinha do Brasil, em Paranaguá. O capitão Vasconcelos substitui o capitão Rogerio Antunes Machado, que esteve à frente da Capitania dos Portos desde janeiro de 2019.
A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo comandante do 8.º Distrito Naval, o vice-almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior. O evento foi restrito, tendo a participação apenas dos envolvidos, em conformidade com todas as orientações das autoridades sanitárias, como aferição de temperatura de todos os presentes, desinfecção da área e respeitando o distanciamento social.
O comandante do 8.º Distrito Naval, o vice-almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, afirmou que o trabalho iniciado pelo capitão Rogerio deve ser mantido com o comandante Vasconcelos para garantir a segurança dos portos.
“A comunidade de Paranaguá e do Paraná pode ficar tranquila, pois as nossas ações se caracterizam por essa continuidade. Então, aquilo que o comandante Rogerio iniciou, a linha que ele estava conduzindo a Capitania dos Portos, vai ser continuado agora com o comando do comandante Vasconcelos. Essa é a principal característica que nós temos. O comandante Rogerio fez um brilhante trabalho, eu tive esse feedback da comunidade marítima, mas o comandante Vasconcelos com certeza dará continuidade a isso e o belo trabalho que está sendo feito em conjunto com as pessoas para a preservação da salvaguarda da vida humana vai ser dado continuidade”, afirmou o vice-almirante.
O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos, natural do Rio de Janeiro, falou da expectativa de estar à frente da Capitania dos Portos do Estado do Paraná.
“A expectativa é muito grande para tão honroso cargo de ser Capitão dos Portos do Paraná, uma região tão importante para a exportação brasileira, há um porto muito forte que é o Porto de Paranaguá e o de Antonina, e estou muito motivado para continuar este trabalho do comandante Rogério, que brilhantemente me integrou à sociedade e me senti bem à vontade para buscar sempre o melhor para a Marinha, para o Paraná e para o Brasil. Eu escolhi vir para Paranaguá pela importância do cargo que é um desafio e eu acho que estou à altura para fazer o melhor não só para a Marinha, mas para o Estado do Paraná e, consequentemente, para Paranaguá”, destacou o novo comandante.
O Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, em seu discurso, falou do orgulho e da realização profissional em ter sido Capitão dos Portos do Paraná.
“Foi um orgulho muito grande ter sido Capitão dos Portos do Paraná, de conhecer a cidade de Paranaguá, sua gente que acolheu a mim e minha família de forma exemplar. Eu só tenho palavras de gratidão com a sociedade local que desde o início sempre me apoiou e apoia as ações da Capitania do litoral paranaense. As dificuldades sempre fazem parte do nosso trabalho, eu agradeço também o apoio e importante contribuição da minha tripulação que esteve ao meu lado sempre executando as tarefas pertinentes à Capitania dos Portos, à Praticagem, à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, que juntos trabalhamos em prol do desenvolvimento do Estado e do País”, agradeceu o capitão Rogerio.
Ele deseja sucesso ao comandante Vasconcelos que assume o cargo de Capitão dos Portos do Estado do Paraná. “Eu desejo sucesso ao comandante Vasconcelos, ele tem todas as qualidades para ser muito bem-sucedido aqui e desejo a ele muitas alegrias e felicidades, todos votos extensivos a sua família”, finalizou.
Leia também: Capitania dos Portos realiza 1.ª campanha de doação de sangue de 2021 em Paranaguá