Nos dias 28, 29 e 30 de junho, a convite da Loba do Mar eventos, a Capitania dos Portos do Paraná participou do Festival Brasileiro de Pesca e Náutica realizado no município de Guaratuba (PR). O evento foi sediado pelo Iate Clube de Guaratuba e, além do torneio de pesca que acontece tradicionalmente na baía, inovou com a realização do I Fórum Náutico do Litoral do Paraná.
Durante o Fórum, realizado na sexta-feira, 29, foram discutidos temas como a economia náutica do Paraná, projetos de desenvolvimento do turismo da região, o potencial dos esportes náuticos no litoral paranaense e a conservação dos oceanos. O Fórum reuniu autoridades das mais diversas áreas.
De acordo com estudo realizado pelo Sebrae/PR em 2017 sobre a Economia Náutica do Litoral, o Paraná possui a 5.ª maior frota de embarcações do País e, aproximadamente 52 marinas, iates clubes e garagens náuticas instaladas.
Dentre as autoridades presentes, destaque para o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, que palestrou sobre a segurança do tráfego aquaviário. Na ocasião, o Comandante Germano ressaltou a importância do trabalho da Marinha e explicou como medidas simples podem evitar acidentes e salvar vidas. “É chocante o número de acidentes que poderiam ter sido evitados caso as normas tivessem sido cumpridas. A Marinha não é adversária da comunidade marítima, mas sim parte dela, e visa a ajudar e garantir a segurança no mar”, disse Germano.
Militares da Capitania atuaram na atividade de inspeção naval durante todo o Festival. Ainda, na manhã de sábado, 30, foi possível aos moradores na região de Guaratuba realizar a prova de Arrais Amador no próprio evento. Trinta e três candidatos realizaram o exame.
Para aproximar ainda mais a Marinha da comunidade marítima, o “Espaço Marinha do Brasil” foi montado no local, onde os visitantes puderam tirar suas dúvidas e receber informações sobre as formas de ingresso na Marinha, procedimentos para aquisição de habilitação aquática e outros serviços disponíveis na Capitania.
Da Assessoria da Capitania