Marinha do Brasil

Capitania dos Portos forma 19 novos pescadores profissionais

Cerimônia de conclusão do curso ainda não tem data para ocorrer em virtude do Coronavírus

4l52cj p 1585340267

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) concluiu a formação de 19 novos Pescadores Profissionais no mês de março. O curso foi realizado na sede da Capitania, no Centro Histórico de Paranaguá, entre os dias 9 e 20 de março. Os alunos que concluíram as aulas com o aproveitamento mínimo vão receber a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado de conclusão de curso. A cerimônia de entrega não tem data para ocorrer em virtude dos procedimentos de distanciamento social, a fim de contribuir para o combate da disseminação do Coronavírus (Covid-19).

Com a formação, os pescadores estão habilitados para a navegação em embarcações de pesca com Arqueação Bruta (AB) de até 10 toneladas e com potência propulsora de até 170 kW, tanto em águas interiores quanto em navegação costeira. Entre as instruções do curso de Pescador Profissional, estão as de Condução e Operação de Embarcação de Pesca, Sistema de Propulsão a Motor Diesel, Primeiros Socorros, Combate a Incêndio e Sobrevivência Pessoal.

Os formados são moradores em cidades do litoral paranaense e são funcionários de empresas de pesca ou pescadores autônomos ligados a entidades representativas da categoria.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, disse que o objetivo da Marinha do Brasil ao oferecer o curso de Pescador Profissional de forma gratuita é prover a segurança da navegação no litoral do Paraná.

“A preparação daqueles que se fazem ao mar, principalmente para atividades profissionais como é o caso dos pescadores, é uma das missões da Marinha, a fim de diminuir as chances de acidentes e promover a salvaguarda da vida humana.”

Da Assessoria da Capitania

Fotografia: Capitania dos Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Capitania dos Portos forma 19 novos pescadores profissionais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.