conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná finaliza Operação Verão 2021/2022

Desde o dia 15 de dezembro de 2021 até o último dia 16 de março, foram abordadas 2.617 embarcações para Ações de Inspeção Naval

Publicado

em

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

A Marinha do Brasil (MB) informa que, no dia 16, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) encerrou a “Operação Verão 2021/2022 – Navegue seguro: A sua melhor escolha.”

Desde o dia 15 de dezembro de 2021, foram abordadas 2.617 embarcações para Ações de Inspeção Naval, com objetivo de orientar e fiscalizar os condutores com relação a habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação. Essas ações de Inspeção Naval foram realizadas em embarcações de transporte de passageiros e em embarcações de esporte e recreio, como botes, lanchas e motos aquáticas.

As Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e o esclarecimento das normas de segurança da navegação pelas equipes de Inspeção Naval da CPPR buscam garantir a salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas. Durante a Operação foram constatadas irregularidades que geraram 118 notificações e 24 embarcações retiradas de tráfego.

As Inspeções Navais continuam a ocorrer ao longo de 2022, de acordo com a programação prevista anualmente e de forma inopinada. A CPPR permanece presente na área de jurisdição para fiscalizar o tráfego marítimo e garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e contribuir para a prevenção da poluição hídrica a partir das embarcações.

Cidadão-Fiscal

Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores, solicita-se que a CPPR seja acionada de imediato através do Disque-Segurança da Navegação no (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no [email protected].

A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.

Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná