A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) doou ao Colégio Militar de Curitiba (CMC) o casco da Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha (LAEP) “Itiberê” para ser exposta como representante da Marinha do Brasil no espaço denominado “Alameda das Forças Armadas”, um espaço a céu aberto no pátio interno da instituição escolar criado para inspirar os jovens estudantes a aspirar a carreira militar. A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 23 de novembro com a presença do Comandante de Operações Navais (CON) e ex-aluno do CMC, Almirante de Esquadra Paulo Cesar de Quadros Küster.
O objetivo do Colégio Militar de Curitiba ao criar a Alameda das Forças Armadas é utilizar peças e equipamentos em desuso no serviço ativo para tornarem-se “símbolos vivos” das Forças Armadas. Além da LAEP Itiberê, o local abriga ainda uma Viatura Blindada de Combate M41, uma Viatura Blindada Obuseiro Autopropulsado M108 e um Canhão 106 Sem Recuo, todos representando o Exército Brasileiro. “A embarcação será uma representante permanente dos valores da Marinha do Brasil, baseados na Hierarquia e na Disciplina, e inspirados na Rosa das Virtudes. Destacam-se, neste sentido, a lealdade, a cooperação, e abnegação”, declarou na solenidade o Almirante de Esquadra Paulo Cesar de Quadros Küster.
O Comandante de Operações Navais foi homenageado pelo CMC com a entrega de uma lembrança confeccionada pelos alunos do Clube de Mosaico. Estiveram presentes ainda na cerimônia o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), General de Divisão Flavio Marcus Lancia Barbosa; o Comandante do 8.º Distrito Naval, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida; o Comandante da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão de Exército (AD/5), General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; o Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi; o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Emerson Gaio Roberto; e o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.
LAEP ITIBERÊ
A Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha (LAEP) “Itiberê” possui 8,14 metros de comprimento e 3,21 de boca, sendo construída no ano de 1997 pelo Estaleiro EISA S/A na cidade de Itajaí-SC. Em março de 1998 foi incorporada à Capitania dos Portos do Paraná com o nome "PARATI" e descomissionada em 2017, após 20 anos de navegação contínua nas águas do litoral do Paraná.
Em 2018, foi batizada com o nome "ITIBERÊ", que significa em Tupi-Guarani "rio raso". O nome “Itiberê” é ainda muito ligado à História da Marinha do Brasil no Estado do Paraná. No dia 1º de outubro de 1853 o então Imperador do Brasil, Dom Pedro II, promoveu a criação da Capitania dos Portos do Paraná para o atendimento do Porto de Nossa Senhora do Rosário, situado às margens do Rio Itiberê, local onde a Marinha permanece até os dias atuais.
Foto: Colégio Militar de Curitiba
Da Assessoria da Capitania