conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná celebra 169 anos

Cerimônia em comemoração à data foi realizada na manhã de segunda-feira, 3

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) celebrou 169 anos de sua criação em cerimônia realizada na manhã do dia 3 de outubro em sua sede em Paranaguá. A data se refere ao Decreto n.º 1.241, de 1.º de outubro de 1853, do Império e assinado por Dom Pedro II, que determinou a instalação da Capitania dos Portos às margens do Rio Itiberê.

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Guilherme da Silva Costa, acompanhou a cerimônia de celebração do aniversário da Capitania. “Essa é uma data importante, de muita relevância. São 169 anos de uma história de presença no Paraná, nesse que é um dos maiores portos do Brasil e da América Latina, o segundo maior porto em movimentação de carga. Isso para o Brasil tem uma importância muito grande, ou seja, no escoamento das nossas riquezas, entrada e saída de insumos e valores que agregam a economia. Por isso, Paranaguá tem essa relevância muito grande”, declarou o vice-almirante Guilherme.

Ele ainda ressaltou a parceria construída pela Marinha do Brasil com a comunidade local. “A Marinha como autoridade marítima não poderia deixar de estar presente aqui numa visão que remonta o império quando o imperador estabeleceu a Capitania dos Portos do Paraná e, desde então, a gente vem somando e contribuindo com a cidade, com a comunidade local, uma parceria fantástica, uma soma de esforços que possibilita o progresso do porto”, concluiu o vice-almirante Guilherme.

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Guilherme da Silva Costa, acompanhou a cerimônia de celebração do aniversário da Capitania

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos, falou sobre a importância da data histórica. “Como capitania, os 169 anos basicamente se mistura um pouco com a história aqui de Paranaguá e do Estado do Paraná. Tivemos um final de semana muito bom, comemoramos no dia 1.º, sábado, com a vinda do cisne branco que abrilhantou ainda mais essa data, mas em função do fim de semana comemoramos também os 150 anos de fundação do Farol das Conchas e hoje tivemos o privilégio aqui, junto a comunidade, de ter todos os representantes envolvidos na área portuária e comemorar o aniversário da capitania”, frisou o capitão.

O Farol das Conchas, localizado na Ilha do Mel, completou 150 anos e o capitão ressaltou a relevância desse instrumento para o Paraná. “O Farol é uma referência, nas navegações antigas quando não tinha nenhum equipamento eletrônico, ele orientava os marinheiros na sua navegação para chegar ao porto de destino. O Farol, além dessa parte que serve como referência, ele é também uma referência turística para a Ilha do Mel e para o Estado do Paraná, que é um ponto turístico no Brasil inteiro, um lugar muito bonito”, salientou o capitão Vasconcelos.

Em alta

plugins premium WordPress