A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou na manhã de quarta-feira, 3, a apresentação dos dados da “Operação Travessia Segura”, uma intensificação da fiscalização de embarcações usadas para o transporte de passageiros, de turismo náutico e de travessia, realizada de 13 a 29 de janeiro de 2021, com o objetivo de prevenir e reduzir acidentes de navegação.
O 1.º Tenente Adonis Batista da Silva, chefe do departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, fez uma avaliação da operação. “A Operação Travessia Segura ocorreu de 13 a 29 de janeiro, com o foco na orientação às embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e de travessia e também na segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no Mar e prevenção da poluição hídrica. Tivemos um aumento de cerca de 30% em comparação à Operação Travessia Segura do ano passado. Este ano nós abordamos 589 embarcações e, no ano passado, foram 450. Não tivemos nenhum acidente envolvendo embarcações de transporte de passageiros, que é justamente o foco dessa operação: a prevenção de acidentes”, enfatiza tenente Adonis.
Números
Com sede em Paranaguá-PR e subordinada ao Comando do 8.º Distrito Naval (Com8.ºDN), aumentaram, em comparação com o ano passado, em 30,8% as abordagens voltadas a Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário em embarcações de transporte de passageiros no período de 13 a 29 de janeiro de 2021.
Ao todo, foram fiscalizadas, neste ano, 589 embarcações, enquanto em 2020 foram abordadas 450. As ações de fiscalização resultaram em 15 notificações e as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes de Inspeção Naval da CPPR com embarcações de transporte de passageiros foram: radiocomunicador inoperante, luzes de navegação queimadas, falta de inscrição do nome da embarcação nos itens de salvatagem. A navegação de transporte de passageiros é uma das características do Litoral do Paraná, devido à grande quantidade de comunidades ribeirinhas e insulares existentes nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba. O maior fluxo acontece do continente para a Ilha do Mel, segundo principal ponto turístico do Paraná.
Operação
A “Operação Travessia Segura” faz parte da “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma navegação segura”, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes de navegação. Até o dia 16 de março, serão intensificadas as ações de Inspeção Naval nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio para orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, etc. Ainda haverá uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.
Cidadão-fiscal
Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores solicita-se que a CPPR seja acionada de imediato através do Disque-Segurança da Navegação pelo telefone (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no [email protected].
A Marinha do Brasil relembra que disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas.
Com informações da CPPR
Leia também: Comando do 8.º Distrito Naval abre processo seletivo para Oficiais no Paraná