Está oficialmente aberto o Verão Maior Paraná 2024/2025. O evento de lançamento da temporada foi realizado no Centro de Eventos no balneário Marissol, em Pontal do Paraná, no último sábado, 21. Com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, demais autoridades dos municípios da região e do Estado e população local, a solenidade destacou as atrações programadas neste que promete ser o maior verão da história do litoral.
Até o Carnaval, o litoral paranaense e as praias de água doce da região Noroeste (Marilena, Porto Rico e São Pedro do Paraná) receberão atrações culturais, atividades esportivas, além de 33 shows nacionais.
O Governo do Estado investiu para a preparação do Verão Maior Paraná cerca de R$ 120 milhões, sem contar as obras estruturantes, como a Revitalização da Orla de Matinhos (96,53% concluída), a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos (32% de execução), a Revitalização da Orla de Pontal do Paraná, entre outras.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, enfatizou que esse é o maior investimento da história do Estado em todas as áreas e, em especial, na segurança pública.
“É a estratégia que nós temos de trazer muita tranquilidade para os nossos veranistas e para a população que mora no nosso Litoral. Já não temos mais pousadas, hotéis, casas para alugar, e isso é uma demonstração de que nós teremos um início de ano com muitos turistas, em especial o turismo de família, pessoas que vem com seus filhos, os netos, para curtir o nosso verão”, afirmou.
Ele salientou a evolução do litoral nos últimos anos devido a obras importantes em andamento na região. “O setor imobiliário crescendo muito, a geração de emprego bombando, até com dificuldade em mão de obra para atender o setor de serviços, e isso é muito bom, é um bom problema que nós temos, uma demonstração que a economia está muito forte fruto dos investimentos do Governo do Estado”, declarou Ratinho.
Planejamento do Verão Maior Paraná
O secretário de Estado do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, afirmou que a preparação começou há um ano e que há atrações programadas para até o Carnaval. “As forças de segurança já começaram o reforço no dia 16, as atividades esportivas no dia 26 e os shows começam dia 10 de janeiro. São 33 shows de âmbito nacional, 40 artistas paranaenses que nós também queremos prestigiar, e 30 eventos esportivos de grande magnitude, encerrando com o BT 400 de Beach Tennis, que é o maior campeonato que vai acontecer na véspera do Carnaval”, destacou Helio.
Devido a essa temporada ser mais longa, já que o Carnaval será só em 4 de março, o período envolve mais desafios em todas as áreas. “Na coleta de lixo, na segurança, na balneabilidade, estamos trabalhando em todas as áreas, para que também não falte água, tomamos todos os cuidados, tudo preparado para receber bem o cidadão que vem passar dias de tranquilidade. Especialmente, para mostrar ao turista brasileiro que nós temos um litoral estruturado para receber o turismo nacional”, concluiu o coordenador do Verão Maior Paraná.
O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirmou que o litoral tem tudo o que precisa para se destacar cada vez mais no cenário brasileiro. “O turismo se faz com uma história bem contada, um serviço bem prestado, infraestrutura, plano de marketing e mídia de divulgação e segurança. É isso tudo que o governador Ratinho Junior está apresentando nessa operação verão”, pontuou Nunes.
De acordo com o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o litoral está preparado para receber os visitantes. “Tivemos o aniversário de Pontal do Paraná, agora a abertura da Operação Verão, dois eventos importantes para a cidade, a gente está festejando e, ao mesmo tempo, dando início a esse verão que promete ser o maior de todos os tempos. O governador tem apoiado com a infraestrutura, com os shows, coleta de lixo, toda a estrutura que as pessoas esperam. Venham para cá que não vão se decepcionar”, disse Rudão.
Saúde
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou que são mais de R$10 milhões aplicados na saúde durante o período para que os municípios tenham condições de contratar equipes e adquirir insumos para atender a população no litoral.
“Com certeza teremos o melhor verão da historia do Paraná. A parceria com os municípios tem dado certo nos últimos anos, os recursos são aportados diretamente nos cofres dos municípios e conseguem fazer as contratações em tempo ágil e reforçar as equipes. Teremos muitos banhistas, muitos turistas e temos que ter nossos aparelhos de saúde preparados, assim como toda a nossa logística com o Samu, com o resgate aéreo em parceria com o BPMoa”, frisou César.
O diretor-presidente do IAT (Instituto Água e Terra), Everton Souza, disse que haverá uma atenção quanto a geração do lixo. “Nós, do meio ambiente, vamos atuar fortemente na coleta do lixo, também com destaque especial para a questão dos recicláveis, para deixar as associações que trabalham com os resíduos aqui no litoral com uma renda um pouco maior, auxiliando esse pessoal com os nossos caminhões, e também os trabalhos que nós fazemos na área de macro e micro drenagem”, declarou Everton.
Segurança
Também foi anunciado o reforço na segurança. Durante a abertura, foram entregues 133 viaturas e equipamentos para as polícias e o Corpo de Bombeiros.
Para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foram entregues duas lanchas de busca e salvamento, dez veículos utilitários do tipo UTV, dez bicicletas elétricas, dois drones e um sonar (equipamento que busca objetos e pessoas na água). A Polícia Civil recebeu equipamentos para otimizar a detecção e análise de impressões digitais.
Todas as atividades operacionais são coordenadas pelo Centro de Controle de Operações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), localizado em Matinhos. Mais de 2,7 mil servidores vão reforçar o efetivo das forças de segurança nas regiões Noroeste, Oeste e Litoral.
“No ano passado não tivemos problemas de segurança durante a operação verão e nós estamos nos esforçando muito para que desta vez não tenhamos também. Contamos com a colaboração de todos para que nós passamos o ano de 2024 para 2025 da mesma forma”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) irá reforçar o policiamento em todo o Litoral paranaense com 776 policiais que vão atuar durante toda a temporada, inclusive em grandes eventos e nos shows do Verão Maior.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) contará com o efetivo de 580 bombeiros e 150 guarda-vidas civis no litoral do Estado. Serão 124 postos de guarda-vidas, sendo 100 na região litorânea. O CBMPR conta com apoio do helicóptero para realização de resgate nas praias, motos aquáticas e quadriciclo.