Na quarta-feira, 13, a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral) divulgou a realização da campanha “APITE” em todo o campus, localizado em Matinhos, com foco na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Apitos estão sendo distribuídos a alunas e funcionárias da universidade, com o objetivo de denunciar qualquer possível ato de violência de gênero, bem como assédio ou perturbação sexual nas dependências da UFPR.
Uma reunião foi feita junto à diretora da UFPR Litoral, Elisiani Vitória Tiepolo, com servidoras e servidores terceirizados. O objetivo foi orientar e informar como proceder caso testemunhem ou sejam vítimas de qualquer tipo de violência de gênero na universidade ou em seus arredores em Matinhos. “O foco principal da campanha é que o Setor Litoral seja sempre um local seguro para todas e todos, e estão previstas várias ações a partir da instituição de uma comissão permanente contra a violência de gênero”, detalha a assessoria.
“Estão sendo disponibilizados apitos para que as mulheres da UFPR Litoral se conscientizem de que não devem ficar caladas em situações de assédio ou perturbação sexual e que temos, na UFPR Litoral uma rede de proteção. Nesse sentido, a campanha disponibiliza um telefone para as emergências no número (41) 98495-9906. O 190 também pode ser acionado”, informa a UFPR Litoral.
Segundo a universidade, “a violência de gênero não é novidade em uma sociedade patriarcal, mas jamais deve ser tolerada ou silenciada”, completa. “Seja testemunha ou vítima, apite!”, afirma a UFPR Litoral.
A UFPR Litoral ressaltou que “em virtude de alguns fatos, ainda isolados e que estamos investigando, estamos em alerta!”, frisa. “Sentiu-se ameaçada? Foi seguida? Apite”, finaliza.
Com informações da UFPR Litoral