conecte-se conosco

Litoral

Temporada de pesca do camarão está aberta no litoral do Paraná

Período de defeso foi encerrado na terça-feira, 31

Publicado

em

Foto: Arquivo

A temporada de pesca do camarão está aberta no litoral do Paraná. É o que estipula a Instrução Normativo n.º 189/2008 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabelecia o período de defeso de diversas espécies do crustáceo entre o dia 1.º de março até a terça-feira, 31. Com a liberação, pescadores da região podem retomar a captura de  camarão rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão sete barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão branco (Litopenaeus schmitti), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba ruça (Artemesia longinaris).

De acordo com a instrução do Ibama, há períodos de defeso da espécie entre 15 de novembro a 15 de janeiro e entre 1.º de abril a 31 de maio. A medida abrange a costa desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, alcançando todo o litoral paranaense.  “As pessoas físicas ou jurídicas que atuam na captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização de camarões, deverão fornecer às Superintendências Estaduais do IBAMA, a partir do início dos períodos de defeso estabelecidos nos incisos I e II do art. 1º desta Instrução Normativa, anualmente, até o sétimo dia corrido a contar do início do defeso, a relação detalhada do estoque das espécies existentes, indicando os locais de armazenamento”, informa o artigo 3.º.

No período em questão de defeso, fica proibido o transporte interestadual, beneficiamento, estocagem, industrialização e comercialização de qualquer volume do camarão das espécies proibidas. A autorização para retomada da pesca na quarta-feira, 1.º, deverá não somente beneficiar os pescadores da região, como também o comércio e indústria em torno do pescado na região. 

Com a liberação ficam também permitidas a retomada de frotas permissionadas para a pesca de arrasto de camarões das espécies, respeitando as devidas regras ambientais e orientações do Ibama. 

Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba emitiu comunicado na quarta-feira, 1.º, sobre a liberação da pesca do camarão. “A Prefeitura Municipal de Guaratuba, através da Secretaria da Pesca e da Agricultura, deseja um ótimo período de pesca à todos os pescadores que iniciarão novamente este árduo trabalho tão importante para nossa economia local. O período de proibição de captura de camarões encerrou nesta terça-feira, 31 e a partir desta quarta-feira, 1.º, os pescadores possuem permissão para capturar este crustáceo”, finaliza a assessoria do município.