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Litoral

Balsa ficou fora de rota em Guaratuba por dificuldade de piloto na atracação

Concessionária informa que balsa “Vitória” não teve problema mecânico. Outros incidentes aconteceram na travessia durante este ano

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Foto: BR Travessias

Na tarde da quarta-feira, 27, uma nova balsa utilizada pela empresa BR Travessias com o nome “Vitória” chamou a atenção de moradores e usuários pela proximidade que passou das pedras localizadas na Prainha, na margem norte da baía de Guaratuba. A embarcação, que estava em seu primeiro dia de operação, teve, por parte do piloto, dificuldade em realizar manobras para atracação, sendo que no momento do incidente estava inclusive embarcada com uma série de veículos e passageiros. Apesar disso, nenhuma falha mecânica foi detectada, bem como não foram registradas avarias e a balsa foi liberada para operação pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR).

Segundo a concessionária BR Travessias Ltda, responsável pelo serviço de travessia em Guaratuba, a embarcação não teve nenhuma falha. “Ao contrário do que foi divulgado em redes sociais, a balsa Vitória, que entrou em operação na manhã desta quarta-feira, não sofreu qualquer tipo de problema mecânico”, explica.

“A empresa informa que em razão da maré alta o piloto não conseguiu completar a atracação no Porto 4, na margem Caiobá-Matinhos. Em virtude disto, teve que refazer a manobra”, detalha, destacando que “embora a maré forte influencie durante a atracação, principalmente na margem Caiobá-Matinhos, que fica de frente para o mar aberto, o piloto controlou a embarcação, refez a manobra com sucesso e a conduziu em segurança até o porto, para o desembarque de veículos e passageiros, sem causar qualquer dano físico ou material aos usuários e tripulação”, complementa.

Ainda de acordo com a empresa, não houve nenhuma falha mecânica, peça quebrada da balsa ou qualquer tipo de avaria no rebocador e na nova embarcação. “De acordo com o protocolo, o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) realizou inspeção e liberou os equipamentos que retornaram à operação”, completa.

Sobre a nova balsa

A balsa “Vitória” é de grande porte e começou a operar na quarta-feira, 27, no litoral paranaense, sendo uma das maiores embarcações no transporte aquaviário no sul do Brasil, capaz de transportar até 105 veículos e 145 passageiros. Para se ter uma ideia, a capacidade é o dobro da balsa que está sendo utilizada na travessia desde junho deste ano. 

Apesar de ser grande, segundo a BR Travessias, isso não influencia na agilidade, visto que ela é utilizada junto ao rebocador Sol de Verão, que conta com motores Scania de 600 HP cada um. A média de travessia com a nova balsa, que foi testada durante a semana, é em média de 10 a 12 minutos. Segundo a concessionária, o serviço, além da nova embarcação, segue sendo atendido por uma balsa menor da própria empresa, capaz de transportar 44 veículos, bem como por três ferry boats do DER-PR, cada um com capacidade de 60 veículos.

Outros incidentes

Em julho deste ano, foi decretada calamidade pública pelo município após ocorrência no dia 13 envolvendo uma balsa, que ficou à deriva por cerca de 40 minutos na travessia e teve que ser rebocada por um ferry boat. Posteriormente, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) interditou duas embarcações utilizadas pela empresa, algo que exigiu com que a BR Travessias, na época, emitisse nota, destacando que iria trabalhar para sanar os problemas, colocando em operação posterior o rebocador e a balsa interditadas, bem como atuando posteriormente para a compra da nova balsa. 

Em abril de 2021, a empresa BR Travessias assumiu a concessão da travessia aquaviária de Guaratuba. No início da concessão, usuários reclamaram das filas e do aumento da tarifa em 20%, fazendo com que a Agepar solicitasse informações ao DER-PR sobre o caso. Na época, a Prefeitura de Guaratuba também solicitou mais balsas e agilidade por parte da empresa.

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