A Prefeitura de Antonina e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) , no segundo semestre de 2023, iniciaram obras de revitalização no Armazém Macedo, um dos principais pontos turísticos do município e do litoral do Paraná. As benfeitorias ainda estão sendo feitas por empresa contratada pelo Iphan e foram desde a troca de vidros, telhado e melhorias na segurança e acessibilidade do espaço. Segundo o município, o reparo no prédio e melhorias devem ser concluídas até 31 de dezembro.
“O Armazém Macedo vem recebendo o serviço de reparo nas instalações elétricas, seguindo com o cronograma. Quanto aos serviços sobre a laje, as obras de reparo no prédio tem a expectativa de finalização até 31 de dezembro, caso não haja excesso de chuvas. Assim que possível, voltaremos com as normais atividades e reabertura para visitação turística no espaço”, afirmou a prefeitura na quarta-feira, 13.
Melhorias
Segundo o município, as melhorias buscam melhorar o espaço e dar segurança aos visitantes. Em agosto, o foco foi a manutenção dos corrimões, com o objetivo de conceder mais segurança aos visitantes. Em setembro e outubro, as benfeitorias focaram também obras nos vidros da parte superior e no terraço. “A Prefeitura de Antonina segue concluindo etapas de revitalização no Armazém Macedo, com objetivo de proporcionar mais segurança aos visitantes e turistas, o prédio vem recebendo manutenções e reparos”, completa a assessoria do município.
Durante setembro, segundo informações do município, foram feitos obras em vidros da parte superior do prédio, que foram trocados, bem como foi realizada “a aplicação da camada de manta impermeabilizante, assim como o teste de estanqueidade no terraço e o espaço em volta da caixa de vidro foi nivelado”, salienta a assessoria.
Reforma total foi entregue em 2022
Em março de 2022, o Armazém Macedo foi entregue revitalizado pelo IPHAN. “Construído na segunda metade do século XIX, com características ecléticas, mas ainda com algumas soluções construtivas típicas da arquitetura luso-brasileira, o Armazém Macedo servia para o escoamento da produção de erva-mate. O local passou por restauração e em 18 de março de 2022 foi entregue à população de Antonina”, completa.
“O Armazém Macedo recebeu investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo”, detalha a assessoria. “O armazém fica entre a antiga Rua da Praia (atual Rua Marquês do Herval) e a Baía de Antonina, numa posição privilegiada na cidade. Mesmo em condição de ruínas, era um dos pontos mais visitados do setor histórico”, completa.
Com a revitalização realizada, o armazém acolhe programação culturais variadas, “com propostas transversais e de múltiplos segmentos: artístico, científico, ambiental, entre outros”, finaliza o Iphan.
Com informações da Prefeitura de Antonina e IPHAN