conecte-se conosco

Litoral

Quarto dia: Equipes seguem trabalho de buscas ao avião desaparecido no litoral

Aeronave saiu de Umuarama e tinha como destino a cidade de Paranaguá

Publicado

em

Equipes foram infiltradas na floresta após um helicóptero conseguir pousar na região conhecida como Torre da Prata / Foto: BPMOA

As buscas ao avião monomotor entraram no quarto dia na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná. Além do piloto, dois servidores do Governo do Estado estavam no avião, que saiu de Umuarama com destino a cidade de Paranaguá, porém o avião sumiu do radar próximo a região da Limeira, em Morretes.

Diversas equipes estão empregadas na realização dos trabalhos terrestres e aéreos. As buscas foram iniciadas por ar, com aeronaves da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Corpo de Bombeiros, assim como por terra, com equipes de bombeiros na região. Além disso, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) da Força Aérea Brasileira (FAB) destinou um avião especializado em buscas para a localidade.

“As buscas pelo avião desaparecido na Serra da Prata, no Litoral do Paraná, seguem em andamento nesta quinta-feira (6). Além das buscas aéreas pelas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), equipes do Corpo de Bombeiros seguirão com buscas em terra dentro da mata”, divulgou o governo estadual em nota oficial.

O Grupo de Resgate em Montanha (GRM) foi acionado para ajudar nas buscas da aeronave.

“No dia 5 julho, o GRM se engajou nas buscas terrestres vasculhando a área de mata e encostas montanhosas com base nas estratégias que estão sendo definidas. Área de difícil progressão terrestre, com muitas encostas montanhosas e densa vegetação. O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e a Polícia Ambiental PMPR também fizeram buscas terrestres. Estão sendo empregadas na missão várias aeronaves do Batalhão de Aviação PMPR e da FAB: drone e helicópteros e avião. Infelizmente a aeronave ainda não foi localizada”, informou o GRM.

Está previsto o envio de mais uma equipe do GRM para sexta-feira, 7.

“GRM agradece ao CBMPR e PMPR Aviação e Força Aérea Brasileira (FAB) pela confiança depositada na nossa equipe para colaborar com esta missão”, agradeceu. “Nossa solidariedade aos familiares das três pessoas que estavam na aeronave desaparecida. Mantemos acesa a chama da esperança na expectativa de que sejam localizados o mais rapidamente possível”, completou.

Várias aeronaves estão realizando buscas a esse avião monomotor. Elas estão sendo empregadas em quadrantes: um helicóptero Black Hawk e um avião pelicano do Salvaero (FAB), um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná (Resgate 04) e dois helicópteros do BPMOA (Falcão 12 e 13, equipados com infrared).

Segundo o governo estadual, “três equipes foram infiltradas na floresta após um helicóptero conseguir pousar na região conhecida como Torre da Prata. Elas vão seguir em direção a sudoeste, em uma área delimitada pela FAB. Uma destas equipes também vai fazer a varredura com drones no local”.

Em alta

plugins premium WordPress