A Igreja Bicentenária Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada no Centro Histórico de Guaratuba, está com projeto de restauro em andamento na fase de elaboração, segundo o que informou a Prefeitura de Guaratuba no sábado, 11. Uma reunião foi realizada junto à comunidade local para planejamento da participação da sociedade no projeto, algo realizado na segunda-feira, 6, e na terça, 7, e quarta-feira, 8, foi feito um levantamento físico da Igreja e da área de entorno, com escaneamento do prédio, das ruas e praça.
“A ArquiBrasil Arquitetura e Restauração Ltda é a empresa que foi contratada em dezembro passado pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é a responsável pelas 3 etapas do projeto. A etapa iniciada abrange a caracterização do bem, o levantamento físico e o plano de participação social”, informa a assessoria.
De acordo com a Prefeitura, na reunião com a comunidade, o objetivo foi a aproximação entre cidadãos e IPHAN, com explicação de projetos de restauro e diálogo aberto. “Um dos resultados da reunião é a construção do plano de participação social, que deverá nortear como se darão as consultas e debates com atores e entidades relacionados aos usos e gestão da Igreja, e como as suas demandas e expectativas serão absorvidas no projeto. A próxima reunião está prevista para dia 28 de março, às 19h”, ressalta o município.
“Já os serviços de campo executados na terça e quarta-feira fazem parte do levantamento físico. Com a utilização de um equipamento de escaneamento a laser para geração de nuvem de pontos e de drone para o levantamento de coberturas, foi realizado o levantamento físico da Igreja Matriz em sua totalidade, incluindo elementos interiores e exteriores, em cores reais, bem como da volumetria da praça e edificações no entorno (modelagem das edificações)”, informa a Prefeitura.
Sobre o projeto
Segundo o município, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso fica localizada na Praça Alexandre Mafra. A edificação foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo IPHAN em 1938, por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. “Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso”, explica a assessoria.
“O projeto de restauração conta com o apoio da Prefeitura de Guaratuba, sendo custeado através de emenda parlamentar no valor de R$ 348 mil, possuindo 3 etapas e um total de 14 produtos. A verba foi encaminhada diretamente para o Iphan que fez as contratações dos trabalhos. No projeto completo de restauração está incluído pesquisas arqueológicas, inventário histórico, o envolvimento da comunidade através de reuniões e um projeto de educação patrimonial”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba