conecte-se conosco

Litoral

Postos de guarda-vidas ficarão ativos até a temporada de verão

Litoral tem 16 pontos espalhados para a segurança dos banhistas

Publicado

em

No feriado prolongado da independência, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná deu início a operação “Prevenção Aquática”. Em todo o Paraná, 25 postos de guarda-vidas foram ativados, sendo 16 no litoral do Estado, para a segurança dos banhistas. Os locais servirão a população aos fins de semana até a temporada de verão.

Nas praias dos municípios litorâneos, a operação teve início no dia 4, sábado. Além da continuidade de atendimentos dos serviços emergenciais de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar, o Corpo de Bombeiros colocará à disposição os postos específicos para a prevenção e atendimento aos eventuais casos de afogamento. 

“Todos os fins de semana de setembro, outubro e novembro e os primeiros de dezembro, até começar a Operação Verão teremos pelo menos 16 postos abertos com guardas civis e algumas viaturas fazendo o patrulhamento na orla, além de manter os nossos serviços normais de atendimento a ocorrências durante a pré-temporada inteira”, frisou o chefe da Comunicação Social do 8.º GB, 2.º Ten. Rodrigo Guilherme Malaquias da Silva.

Localização

Os postos de guarda-vidas no litoral do Paraná estão ativados em Paranaguá (Ilha do Mel), um na comunidade de Encantadas e um na Praia de Fora; em Pontal do PR: PGV Leste II, PGV Ipanema II, PGV Shangrilá II e PGV Pontal IPGV; em Matinhos: PGV Caiobá, PGV Trombeta, PGV SESC, PGV Av. Curitiba e PGV Gaivotas; em Guaratuba: PGV Caieiras I, PGV Volta das Canoas, PGV Brejatuba, PGV Barra do Saí; e em Morretes: PGV Curva do Félix.

No interior do Estado, o Corpo de Bombeiros ativou postos na região noroeste, em locais estratégicos, os quais costumam receber muitos visitantes nos dias de feriado. Em Paranavaí e Umuarama são nove postos disponíveis, sendo Porto Rico: PGV Prainha I, PGV Prainha II e PGV Porão; São Pedro do PR: PGV Prainha III e PGV São José; Marilena: PGV Maringá e PGV Ilha Guadalupe; e Icaraíma: PGV Prainha/Porto Camargo e PGV Prainha II.

“Ao todo serão mais de 145 guarda-vidas militares e civis, para atender a população, entretanto, somente a presença do bombeiro nesses locais, não evita que as mortes por afogamento aconteçam. Por isso, é muito importante que os banhistas atentem às orientações do Corpo de Bombeiros para evitar que bons momentos se transformem em tragédias”, divulgou o Corpo de Bombeiros do Paraná.

Os postos de guarda-vidas estarão no litoral e em outras regiões do Estado com grande previsão de número de banhistas (Foto: Arquivo / AEN)

Dicas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, para evitar afogamentos, além de preferir banhar-se próximo aos postos de guarda-vidas, é importante que que os banhistas não consumam bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de entrar na água; respeitar a sinalização das bandeiras e as orientações dos guarda-vidas; não mergulhar ou nadar em locais próximos a pedras, estacas e píeres; ser prudente e não superestimar sua habilidade de nadar; não entrar na água durante a noite; ficar sempre de olho nas crianças, mesmo com a presença de guarda-vidas; e evitar brinquedos infláveis (boias e pranchas), pois dão a falsa sensação de segurança.

Em caso de emergência, chame o guarda-vidas ou ligue para o número 193.

Com informações do Corpo de Bombeiros do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress