conecte-se conosco

Litoral

Pontal do Paraná inaugura escultura de tartaruga-gigante em Pontal do Sul

Obra foi esculpida pelo artista “Índio Artesão” e mede mais de 10 metros de comprimento

Publicado

em

Na manhã da terça-feira, 23, foi inaugurada pela Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, uma escultura de uma “tartaruga-gigante” da espécie “Dermochelys Coriacea”, também conhecida como tartaruga de couro, com 10,20 metros de comprimento e 6,5 metros de largura, localizada no balneário Pontal do Sul. A obra foi feita pelo artista plástico Guilherme Ferreira, conhecido como “Índio Artesão”, e fica localizada na Avenida Beira-Mar, exatamente uma quadra antes do local preferido das tartarugas para desova na localidade. 

A escultura representa uma tartaruga desovando e se torna mais um atrativo turístico do município. O animal representado na obra escolheu as praias de Pontal do Paraná para realizar a desova.  “Ela mede 10,20 metros de comprimento por 6,5 metros de largura e está localizada na Avenida Beira-Mar, uma quadra antes da orla do balneário Pontal do Sul, que é o preferido para a desova das tartarugas. Mais um atrativo turístico para Pontal do Paraná”, detalha. 

“Nós sabemos que Pontal do Paraná precisa de muito investimento em turismo e em melhorias. É importante a nossa natureza caminhando em conjunto com o nosso Turismo. Somos uma região que temos um ecossistema sensível e precisamos fomentar isso, trabalhando em conjunto, preservando nossas praias, nossas restingas e falando sobre os animais que frequentam a nossa região. Vamos agora urbanizar esta praça, ela vai receber mais de R$ 150 mil em investimentos para: iluminação, pavimentação em paver, grama, painéis lúdicos, ficando um lugar muito bonito e atrativo ao turismo”, afirma o prefeito Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”. 

Além de diversas autoridades municipais  e vereadores de Pontal do Paraná, estiveram no evento a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Domit, representantes do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da UFPR, que inclusive participaram do projeto para desenvolver a escultura, assim como alunos da da Escola Municipal Benvinda de M. Correa, do balneário Pontal do Sul.

Pontal e tartaruga-gigante

Segundo a Prefeitura, com relação à tartaruga-gigante no município, “as desovas na região de Pontal do Paraná ocorreram em 2007, 2010, 2014 e 2020, sendo Pontal do Sul o balneário com o maior número de ninhos”, completa. A fêmea da espécie vem até 10 vezes às praias para fazer seus ninhos durante a temporada reprodutiva, sendo a maior espécie de tartaruga-marinha do mundo, colocando, em cada ninho, cerca de 100 ovos. “Infelizmente, a espécie está criticamente ameaçada de extinção”, finaliza o município.


Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress