conecte-se conosco

Litoral

Polícia Militar cria Sala do Veterano em Paranaguá

Batalhão agora tem espaço para recepcionar policiais que não estão mais na ativa

Publicado

em

A Polícia Militar do Paraná tem criado espaços para recepcionar os veteranos que procuram pelas unidades para resolução de seus problemas. A iniciativa de criação da Sala dos Veteranos tem gerado resultados positivos no Estado. Por isso, após a publicação de uma portaria, neste mês, as salas deverão ser implantadas em todas as unidades policiais. O segundo batalhão do Paraná a criar a sala foi Paranaguá.

O projeto de implantação das Salas dos Veteranos nasceu em Londrina, em outubro de 2019, como contou o major Marcos Tordoro. “O objetivo é honrar os veteranos que doaram toda a sua vida ativa à sociedade. Criamos na unidade policial em Londrina, onde estou como comandante, e conseguimos uma participação muito boa deles”, disse o major.

As salas possuem fotos para que eles possam se recordar do período que estavam na ativa. “Alguns se emocionam, contam histórias e o mínimo que podemos fazer é parar para ouvi-los, para trocar experiências e sobretudo aprender com eles”, ressaltou o major Tordoro.

A sala é utilizada para recepcioná-los e também para ajudá-los na resolução de problemas.

“Mais que um local confortável para receber o veterano e a veterana de polícia, queríamos um local onde eles possam apresentar seu problema relacionado a previdência, cadastramentos, de ordem administrativa, para quem ainda está na ativa. No batalhão, a seção de pessoal que dá esse atendimento. Além de acolher o veterano, honrá-lo e respeitá-lo, também queremos ajudá-los na resolução desses problemas”, ressaltou o major.

Depois da experiência ter sido difundida em todo o Estado, a segunda Sala do Veterano foi criada em Paranaguá. “Criamos essa sala no ano passado e fizemos uma visita junto com outros veteranos de Londrina”, contou o major Tordoro.

Com isso, o projeto da Polícia Militar do Paraná tornou-se uma requisição para todas as unidades do Estado. “O comandante geral baixou uma portaria, a nível de Estado, para que em todas as unidades policiais militares e bombeiros, no prazo de um ano, a contar da data da semana passada, sejam implantadas em suas sedes uma sala do veterano com base nesse conceito de acolhimento e atendimento para ajudá-los na solução dos seus problemas”, salientou o major Tordoro. O espaço também recepciona as pensionistas dos policiais falecidos para que a equipe possa orientar e dar o encaminhamento que necessitam.

Em alta

plugins premium WordPress