Litoral

No Litoral, suporte aéreo salva 79 vidas em quase dois meses do Verão Paraná

Foram 79 pessoas atendidas e, destas, 72 transportadas a hospitais

y0fn0kse

28.12.2021 - Base BPMOA em Matinhos Foto Gilson Abreu/AEN

O atendimento médico com helicóptero ajudou a salvar 79 vidas no Litoral, desde o início do Verão Paraná – Viva a Vida, há exatos dois meses. O balanço demonstra também a efetividade do suporte aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) em operações policiais, de buscas e salvamentos, em patrulhamento e em outras atividades.

Segundo o comandante do BPMOA, coronel Julio Cesar Pucci, o serviço aéreo se destaca pela efetividade nos apoios fornecidos à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros em ocorrências mais críticas para salvar vidas. Foram 79 pessoas atendidas, 72 delas precisaram ser transportadas a hospitais.

“O atendimento médico com helicóptero se dá devido à gravidade do caso, quando os meios convencionais ou não dão conta ou precisam de rapidez no socorro devido ao quadro clínico da vítima. No Litoral, a aglomeração de turistas durante o verão aumenta e, consequentemente, as vias terrestres impedem o tráfego mais rápido das ambulâncias”, explica Pucci.

Balanço demonstra também efetividade do suporte aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Foto: BPMOA)

AREIAS

O BPMOA também representa recurso estratégico fundamental para os bombeiros militares que atuam na areia, protegendo os banhistas. Em 59 dias de trabalho, a unidade cumpriu 39 missões de buscas, salvamentos, rondas preventivas, de transporte de tropa e de material em todo o Litoral.

“Nós orientamos as equipes do Corpo de Bombeiros, por rádio ou com imagens, sobre o movimento no Litoral, para que eles tenham noção sobre a necessidade de movimentação no terreno ou de reforço de postos. Não raramente, durante esses patrulhamentos, nos deparamos com salvamentos e prestamos o atendimento necessário”, afirma o coronel.

O suporte aéreo à Polícia Militar foi para o lançamento e acompanhamento de operações policiais, translado de tropa, radiopatrulhamento de rotina e instruções, totalizando 30 missões cumpridas na região. “Caso a tripulação presencie uma ocorrência em terra, rapidamente passa as informações para as viaturas. Assim, os policiais podem agir, orientados pelos componentes da aeronave”, diz.

VOOS PELA VIDA

O suporte médico avançado na aeronave e a tripulação composta por profissionais de saúde e operadores militares estaduais permitem o atendimento às vítimas e têm salvado vidas em afogamentos, acidentes de trânsito, traumas em geral e em casos clínicos, como AVCs e infartos.

“Em qualquer área do Litoral, o helicóptero abrevia o tempo de resposta e presta suporte avançado à vida com excelência. Com ele podemos nos deslocar por grandes distâncias num curto espaço de tempo, pousar em praticamente qualquer lugar, em qualquer área remota, e de levar ao local do acidente uma UTI Móvel, com equipe médica preparada para fazer o devido atendimento”, detalha Pucci.

A integração com outras unidades da PM, do Corpo de Bombeiros, do Samu e do Siate faz com que a qualidade do atendimento seja cada vez melhor. “Trabalhamos unidos em função da vida e isso é muito gratificante. A nossa equipe médica do BPMOA é extremamente qualificada. Nossos médicos e enfermeiros são profissionais oriundos tanto do sistema Samu quanto do Siate, são pessoas acostumadas a lidar com casos de trauma e casos clínicos em condições difíceis”, acrescenta o comandante.

Fonte: AEN


No Litoral, suporte aéreo salva 79 vidas em quase dois meses do Verão ParanáAvatar de Redação

Redação

No Litoral, suporte aéreo salva 79 vidas em quase dois meses do Verão Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar