Litoral

Navio encalha na entrada do Canal da Galheta

Segundo informações, Navio MV KONA TRADER perdeu o leme. Atualizada às 10h50 de 16/03/2018.

lqe4wz3 1584451269

Nota da CPPR:

Atualizada às 10h50 de 16/03/2018

Por volta das 21h de ontem (15), reuniram-se na Capitania dos Portos do Paraná, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, representantes da Praticagem, da empresa de rebocadores e do navio mercante encalhado próximo a praia de Pontal do Paraná, no final da tarde de ontem. A reunião teve como objetivo definir o plano de desencalhe do navio. A Capitania informa que o término dos procedimentos ocorreu por volta das 4h da manhã de hoje (16). O navio encontra-se fundeado na Baia de Paranaguá  e não  oferece riscos à navegação. O navio deve passar por vistorias antes de ser liberado para novas operações. As causas do acidente serão apuradas em inquérito instaurado por esta Capitania. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias.

 

mapa(1)

 

O navio MV KONA TRADER encalhou na tarde de quinta-feira, 15, nas proximidades da Ilha no Mel, entrada do Canal da Galheta, no município de Pontal do Paraná. O local em que ocorreu o fato dá acesso ao Porto de Paranaguá. Quatro rebocadores estão fazendo o atendimento da ocorrencia, segundo informações levantantas. 

navio1

Informações atualizadas às 20h30.

[videoyoutube]zNX3QSibszk[/videoyoutube]

navio2Fotos: Fonte Ivan Lapoli / Whatsapp

ATUALIZADA: 

NAVEGAÇÃO

Navio Kona Trader encalha na entrada do Canal da Galheta em Paranaguá

Na tarde de quinta-feira, 15, o navio MV Kona Trader, de bandeira da Ilhas Marshall, com comprimento de 225 metros e largura de 32 metros, encalhou na tarde de quinta-feira, 15, na entrada do Canal da Galheta, nas proximidades da Ilha do Mel. O local em que ocorreu o incidente dá acesso ao Porto de Paranaguá.

Segundo informações do Sistema de Operações Portuárias (SisWeb) da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o navio Kona Trader estava previsto para atracar no berço 200 do Porto de Paranaguá às 12h, de quinta-feira, 15. A embarcação iria descarregar uma carga importada de cloreto de potássio por meio da Agência Orion, através da Fospar como operadora, segundo o Sisweb. A carga total para desembarcar seria de 62.300 toneladas. A programação estava registrada sob o protocolo número 56.260 da APPA.

O cloreto de potássio é importado e utilizado no Brasil para a fabricação de fertilizante para a safra de grãos no País. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o produto não é inflamável nem explosivo, porém pode provocar danos ao meio ambiente se descartado em concentração elevada.

 

Nota da CPPR

A Capitania dos Portos do Paraná, recebeu na tarde desta quinta-feira, 15, informações sobre o encalhe de um navio mercante. O acidente ocorreu hoje, por volta das 16h30, entre as bóias  9 e 10 do Canal da Galheta. O navio encontra-se na região de Pontal do Sul e não oferece riscos à navegação. Todas as providências necessárias  estão sendo tomadas para que o navio seja movimentado de forma segura. A Capitania instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. O prazo para  conclusão do inquérito é  de 90 dias. As atividades do Porto e o tráfego no Canal não sofreram alterações.

local navio(1)


Navio encalha na entrada do Canal da GalhetaAvatar de Redação

Redação

Navio encalha na entrada do Canal da Galheta

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar