Litoral

Municípios do litoral do Paraná foram afetados por chuvas e ventos fortes

Algumas localidades tiveram destelhamento de casas e alagamentos em diversos pontos

4et1ynef

Na tarde de terça-feira, 3, após o dia começar com altas temperaturas no litoral do Paraná, foi registrado um grande volume de chuvas e ventos fortes na região. A mudança no tempo trouxe vários transtornos à população que contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para lidar com os alagamentos e destelhamento de casas. As ocorrências foram registradas nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Morretes.

Morretes

Na manhã de quarta-feira, 4, novas informações foram divulgadas pelos Bombeiros sobre as consequências das chuvas no litoral, especialmente no município de Morretes.

Somente em Morretes, no final da tarde de terça-feira, 3, choveu 70 mm em menos de duas horas. Com isso, foram registrados diversos pontos de alagamento, cabeça d’água e elevação do nível dos rios que passam pelo município. Moradores e comerciantes da região central ficaram preocupados e começaram a monitorar o Rio Nhundiaquara, que subiu muito rápido e invadiu calçadas e terrenos, na margem.

Na localidade do Porto de Cima a forte correnteza e o volume grande de água indicavam que além da chuva forte, uma cabeça d’água ocorreu na região. O fenômeno natural acontece quando o volume da chuva, no alto da serra, é mais intenso.

O Corpo de Bombeiros registrou a ocorrência de uma família que estava acampando próximo ao rio que foi abrigada pela Defesa Civil do município. “O alerta permanece para a quantidade de chuva acumulada”, destacou o Corpo de Bombeiros. 

Segundo a Defesa Civil do Paraná, diversos bairros foram atingidos pelos alagamentos em Morretes. “Teve a situação de alguns estrangeiros, um grupo da Argentina, que estava em uma pousada e tiveram que ser retirados e levados a um abrigo porque o rio estava chegando onde eles estavam hospedados”, informou a Defesa Civil.

Matinhos

A chuva forte provocou alagamentos na região central de Matinhos na terça-feira, 3. A região central ficou alagada e moradores e comerciantes da Rua Roque Vernalha relataram vários transtornos. De acordo com o Simepar, em menos de duas horas, a cidade registrou um acumulado de 72, 4mm de chuva. 

O Corpo de Bombeiros registrou três ocorrências de destelhamento entre a tarde e a noite de terça-feira, em Matinhos, mas nada significativo, de acordo com informações divulgadas. A equipe fez a entrega de lonas e orientou os moradores.  Também houve solicitações para socorro de duas vítimas que estavam no interior de um veículo. 

A Defesa Civil do Paraná informou que a defesa civil do município tem atuado para atender os moradores. As casas tiveram o telhado afetado por conta dos ventos fortes que atingiram a região, mas não houve a necessidade de as famílias deixarem suas casas.

07hknkvo
As ocorrências foram registradas nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Morretes
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Guaratuba

Em Guaratuba, na terça-feira, 3, choveu 107 mm em menos de duas horas. A Defesa Civil informou que foram registrados alagamentos nas ruas, mas nada de mais grave foi notificado para as equipes.

Orientações da Defesa Civil

O Capitão Marcos Vidal, assessor de comunicação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, trouxe algumas recomendações sobre como os moradores devem se comportar em situações ocasionadas pelas chuvas. 

“Se as pessoas se encontrarem em uma situação de alagamento e inundação, a orientação é para sempre procurar uma rota segura, evitar passar por meio da área inundada, até porque a gente não sabe muitas vezes o que está escondido, se tem escombros, galhos e outros objetos que podem tanto ferir quanto danificar o carro, se for o caso, e ficar preso no alagamento. Portanto, sempre procure evitar passar por essas áreas e procure um local seguro antes de ficar ilhado. Se estiver ilhado, tem que acionar a Defesa Civil e  Corpo de Bombeiros pelo 199 e 193 para ações de emergência”, orientou o capitão Marcos Vidal.

st695k0h
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Ele também destacou a importância da população se cadastrar por SMS para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

As mensagens são enviadas sempre que for necessário e servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam causar estragos e danos à população.

Previsão para os próximos dias

Segundo o Simepar, as chuvas devem diminuir de intensidade na quinta-feira, 5, em todo o Estado. “Na quinta-feira, a instabilidade atmosférica diminui sobre o Paraná. A nebulosidade ainda deve se manter entre o noroeste e o leste paranaense, com algumas chuvas isoladas e sem expectativa para ocorrência de raios. Chuvas devem ser em sua grande maioria com fraca intensidade, podendo ser ocasionalmente moderadas. Entre o oeste e o sudoeste, poucas nuvens são esperadas, com tempo mais estável”, informou.

Você também poderá gostar

Municípios do litoral do Paraná foram afetados por chuvas e ventos fortes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Municípios do litoral do Paraná foram afetados por chuvas e ventos fortes

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.