conecte-se conosco

Litoral

Moradores, turistas e comerciantes aprovam a construção da Ponte de Guaratuba

Acessibilidade e crescimento econômico devem vir com a benfeitoria

Publicado

em

Quem chega de ferry-boat a Guaratuba pode perceber um amplo guindaste, balsas, maquinário, veículos, equipamentos e funcionários já atuando no canteiro de obras da Ponte de Guaratuba na parte de solo e inclusive na baía, algo que demonstra que a benfeitoria já é realidade. Na quarta-feira, 31, a Folha do Litoral News conversou com moradores, comerciantes e turistas sobre a aprovação ou não da nova ponte, bem como se a obra trará itens positivos ou negativos para a economia, turismo e infraestrutura da cidade. 

Segundo Cleiton da Costa, bartender e atendente, morador no bairro Piçarras, a nova ponte irá melhorar a qualidade de  vida da população. “Vai ter mais gente vindo, vai melhorar o comércio, teremos mais liberdade de ir e vir, como tem que ser, além de que vai ficar algo bonito visualmente. Aqui da Praia Central será possível ver a ponte. Será um projeto bonito em questão arquitetônica também, algo turístico, bom para o litoral, não tem como ser só essa dificuldade que é”, salienta. “Só tem que ser bem feito, não pode ser feito às pressas, tem que levar os anos do projeto como é para ser, fazendo algo que irá durar muitos anos”, frisa, destacando que o ferry-boat poderá continuar como algo mais turístico. “Tem que ter a ponte para facilitar e o ferry-boat como passeio, não tem que ser um só, tem como ser os dois. A cidade tem que crescer mais, com mais mão-de-obra, emprego, mais pessoas aqui e facilidade de ir e vir”, completa.

“Vai ter mais gente vindo, vai melhorar o comércio, teremos mais liberdade de ir e vir, como tem que ser, além de que vai ficar algo bonito visualmente”, afirma Cleiton da Costa, morador do Piçarras

“Depois que a ponte ficar pronta a cidade irá se expandir ainda mais, trazendo mais comércios para cá. As pessoas vão olhar Guaratuba com outros olham, algo que já ocorre pelo nosso turismo e locais como as praias, Morro do Cristo e Praça dos Namorados cada vez melhor. Teremos mais turistas de outros lugares também, pois é um transtorno para pegar a balsa com uma fila de espera”, explica Lucas Gabriel Entraut Travasso, atendente do comércio, morador do Piçarras. “Os clientes vão aumentar, sem dúvida, e a cidade vai crescer. Por exemplo, hoje você anda na cidade e não vê nenhum shopping, algo que acredito que vai mudar depois da construção da ponte”, acrescenta.

“Os clientes vão aumentar, sem dúvida, e a cidade vai crescer”, ressalta Lucas Gabriel Entraut Travasso, atendente do comércio no centro de Guaratuba

“A gente vem praticamente todo ano ao litoral do Paraná. Com certeza vai ficar bem tranquilo para você vir a Guaratuba com a ponte. Isso trará ainda mais desenvolvimento para Guaratuba. Cada dia o litoral paranaense está ficando melhor e com a ponte vai ficar melhor ainda”, afirma Ilson Guinami, comerciante de Arapongas e turista em Guaratuba, que veio visitar o município junto com sua esposa. 

“Com certeza vai ficar bem tranquilo para você vir a Guaratuba com a ponte. Isso trará ainda mais desenvolvimento para Guaratuba. Cada dia o litoral paranaense está ficando melhor”, destaca Ilson Guinami, comerciante de Arapongas e turista em Guaratuba, junto à esposa

Sobre a obra

Atualmente, duas balsas já estão na baía de Guaratuba para a obra da ponte, a “Perpetuar” e a “Crescer”. Além disso, estão sendo feitos serviços de implantação do canteiro industrial e sede administrativa da obra, com programas ambientais executados, algo que antecede a obtenção do licenciamento ambiental da instalação.  “A balsa Perpetuar, embarcação que irá sustentar o guindaste de 250 toneladas utilizado na execução das fundações marítimas da nova Ponte de Guaratuba-Matinhos, chegou em 10 de janeiro na baía de Guaratuba. A embarcação tem dimensão de 38,25m x 18m, pesa aproximadamente 440 toneladas, e possui capacidade de manobra aprimorada para posicionamento próximo a cada estrutura a ser atendida”, detalha, algo que será feito em conjunto com a balsa Crescer, que está no local desde 22 de novembro de 2023. 

“A construção da Ponte de Guaratuba está sendo administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Ela será iniciada pela instalação dos 23 apoios que vão sustentar o tabuleiro de 1.244 metros de extensão. As balsas de apoio marítimo vão fazer o abastecimento das frentes de serviços no transporte, equipes de execução, concreto, armações, pré-moldados e equipamentos. A primeira balsa, Crescer, já está em Guaratuba desde o dia 22 de novembro”, informa o Governo do Estado.

Segundo o DER/PR, a Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros e dimensão do canal de navegação com 17 metros de altura de altura e 90 metros de largura. “Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara”, detalha o Estado. “Para facilidade de locomoção será duplicada a PR-412 e implantados passeios com ciclovia ao longo de todos os acessos. Outras soluções de engenharia, como contenções com cortina atirantada e terra armada serão executadas”, acrescenta.

“O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução após emissão da LI. A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades”, finaliza o DER/PR.

Com informações do DER/PR – AEN

Em alta

plugins premium WordPress