Litoral

Mais de 400 pessoas são afetadas por alagamentos em Morretes

Defesa Civil aponta mais de 100 casas danificadas no município

aeg6hhd6

As chuvas que ocorreram de forma abundante entre a segunda-feira, 28, e a terça-feira, 29, assim como no último final de semana, ocasionaram alagamentos e diversos transtornos em Morretes, com mais de 400 pessoas afetadas diretamente no município. Equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná, Defesa Civil e Força Verde da Polícia Militar do Paraná (PMPR) seguem atuando em diversas regiões. O prefeito Sebastião Brindarolli Junior, o “Junior Brindarolli”, concedeu coletiva pelas suas redes sociais sobre a situação de emergência de Morretes na manhã da terça-feira, 29, sendo que o município está arrecadando doações para os cidadãos afetados pelas chuvas.

“Houve incidentes com bastante chuvas em níveis alarmantes em todo o município e na região”, afirma o prefeito, ressaltando o trabalho contínuo das equipes. “Minha fala não é para causar pânico na população, mas sim alertar para que evitem sair de suas residências, pois estamos em um momento muito delicado”, salienta. “Montamos um gabinete de crise na prefeitura, temos várias pessoas trabalhando entre a Defesa Civil e a Ação Social. Estamos desde a segunda-feira, 28, acompanhando a atuação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, também solicitando o auxílio de municípios vizinhos do Estado, mas infelizmente estamos com diversos incidentes nas vias de acesso, inclusive nas BR´s 277 e 376, Estrada da Graciosa, incidentes de grandes proporções também em Guaraqueçaba”, frisa.

Junior Brindarolli reforça que a situação exige empenho de todo o funcionalismo da Prefeitura, devido às dificuldades de acesso ao litoral e Morretes devido aos deslizamentos nas BR´s por outras equipes, frisando seu foco em garantir a segurança de todos os moradores de Morretes. “Em caso de desabrigados que precisem de atendimento às nossas equipes podem ser acionadas pelo telefone 193. A Defesa Civil está de prontidão também, mas especialmente utilize o 193”, acrescenta. 

“Coloco também o contato da Ação Social por meio do telefone (41) 98750-1383 para doações. Temos postos de arrecadação em todos os postos de gasolina, bem como no prédio principal da prefeitura. Muito importante é o recebimento de doações de fraldas, água potável, alimentos e material de limpeza neste momento”, afirma o gestor municipal. “O Hospital Municipal está funcionando normalmente para urgência e emergência. Todos os postos de saúde estão abertos, com exceção do posto do Rodeio”, acrescenta. 

“Todas as equipes estão trabalhando incansavelmente. Acreditamos que vai ficar tudo bem. Os que precisarem de ajuda nos procurem pelos canais oficiais da Prefeitura, pelo telefone 193 dos Bombeiros. Aqueles que estão em áreas que não foram atingidas, por favor, fiquem em suas residências”, informa. “Muito obrigado ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Ambiental, à Polícia Militar do Paraná, a nossa Defesa Civil, aos funcionários da prefeitura e aos voluntários que estão trabalhando por Morretes para superarmos mais uma vez este momento difícil”, ressalta Brindarolli.

Defesa Civil

Segundo o Major Douglas, do Corpo de Bombeiros  do Paraná, a orientação é de que moradores permaneçam em suas residências para evitar incidentes, salientando que em caso de emergências as equipes devem ser acionadas pelo telefone 193. “Havendo a percepção de que as águas estão subindo e que pode ocorrer a invasão da sua residência e quiser fazer uma saída preventiva, que feche sua casa com tranquilidade e procure sair do local onde você está, procurando abrigo em uma região segura, em casas de parentes, amigos, vizinhos, ou, não tendo este local para se abrigar, a prefeitura entra em ação junto com a Defesa Civil Municipal para sanar esta demanda do morador”, frisa.

eia5iqt
Prefeito Junior Brindarolli destacou pontos de abrigo, doações e atuação conjunta do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, PMPR, Polícia Ambiental, funcionários municipais e voluntários (Foto: Anderson Gustavo/Divulgação)

Segundo a Defesa Civil Municipal, em boletim divulgado por volta das 11h40 da terça-feira, 29, Morretes conta com 400 pessoas desalojadas devido aos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas na região. Ao todo, 424 moradores foram afetados e 106 casas foram danificadas. 

Doações

A Prefeitura de Morretes disponibiliza os locais para doação de alimentos não perecíveis, água, roupas de cama (lençóis, toalhas, cobertores), produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, absorvente íntimo, escova de dentes), entre outros. Os locais de entrega são o Posto Moreira (BR-277, KM-30 – Rio Sagrado), Posto BR (Praça Benedito Antunes de Oliveira, 17, Centro), Posto Robassa (Rua XV de Novembro, 633, Centro), assim como na Prefeitura, localizada na Praça Rocha Pombo, Centro, 633. A Defesa Civil Municipal está à disposição para emergências no telefone (41) 93500-9542.

Você também poderá gostar

Mais de 400 pessoas são afetadas por alagamentos em Morretes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Mais de 400 pessoas são afetadas por alagamentos em Morretes

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.