conecte-se conosco

Litoral

Integrantes do Comitê Territorial de Desenvolvimento destacam propostas para o litoral

Eixos de Turismo e Compras Públicas falaram sobre os esforços conjuntos

Publicado

em

Na manhã de quarta-feira, 21, a Folha do Litoral News recebeu integrantes do eixo Turismo do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná. Na oportunidade, foi destacada a importância da observação das demandas dos municípios para propor programas, projetos e de governança que beneficiem a região. No mesmo dia, durante o período da tarde, os integrantes do eixo Compras Públicas também estiveram presentes para reforçar o compromisso com a iniciativa.

Eixo Turismo

O presidente do Convention & Visitors Bureau Paranaguá, José Reis de Freitas Neto, é o coordenador do Eixo Turismo do Comitê. Para ele, é necessário entender as visões de cada município para que o litoral trabalhe em conjunto.

“No Comitê eu vi que essa barreira de conversar entre os municípios foi avançada, viram que é preciso ter essa união para as coisas andarem, para a região ser vista como uma só e não só um município. Esse é o primeiro avanço que temos, o primeiro resultado positivo, o grupo conseguiu criar esse senso de região”, analisou o coordenador do Eixo.

Segundo ele, algumas ações já eram almejadas pelos municípios e agora, com o Comitê, ganharam mais força. “Apareceram mais pessoas interessadas em ajudar”, afirmou José. O Eixo agora trabalha em um levantamento dos serviços oferecidos no litoral voltados para o turista.

O integrante do Comitê e secretário de Turismo de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, e coordenador do Eixo Turismo do Comitê, José Reis de Freitas Neto, destacaram a necessidade de mapear os serviços turísticos no litoral

“Estamos fazendo um inventário turístico, pegando as informações dos municípios. Precisamos saber o que tem sido feito para trabalhar regionalmente para depois propormos um calendário único. Precisamos saber quais são os restaurantes, os empreendimentos turísticos, o que têm de serviços, passeios, porque ainda não temos essas informações atualizadas”, explicou José.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, é um dos integrantes do Eixo Turismo do Comitê e falou sobre a importância da atividade para a região.

“O turismo é a cara do litoral. É a atividade econômica que tem mais potencial de desenvolvimento econômico. O eixo tem uma responsabilidade muito grande na busca de ações que possam incrementar esse setor. Nós só podemos avaliar aquilo que conheço, por isso uma das primeiras ações é fazer esse mapeamento do que temos. A gente não conhece todos os nossos atrativos, porque não está organizado. Não que isso tenha que estar dentro de um regimento, mas a gente precisa conhecer. Precisamos usar aquilo que temos e esperar, batalhar e fazer junto aquilo que precisa ser melhorado”, observou Gilberto.

Eixo Compras Públicas

A servidora do município de Guaratuba, Denise Lopes Silva Gouveia, é a coordenadora do Eixo de Compras Públicas do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná

A servidora do município de Guaratuba, Denise Lopes Silva Gouveia, é a coordenadora do Eixo de Compras Públicas do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná e destacou a importância do grupo se manter unificado para que juntos possam pensar em um litoral mais desenvolvido. “O mais importante é fazer com que as lideranças de cada um dos municípios se coloquem à disposição, pois é muito fácil olhar para os problemas e ficar falando deles, mas quando a gente se envolve para tentar buscar soluções faz toda a diferença. No território é pensar em todas as forças somando umas às outras e pensar no litoral como destino e não como cidades individuais”.

Para o professor José Lannes de Melo, do Eixo Compras, a ideia de desenvolvimento não pode ser meramente econômica, mas deve incluir o desenvolvimento social

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) José Lannes de Melo faz parte do Eixo Compras Públicas do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná. Segundo ele, a região possui algumas demandas que precisam ser sanadas. “Pelos dados que tenho, enfrentar o problema da insegurança alimentar da população vulnerável dos municípios do litoral. Atentar para o fato de que cerca de um terço da população de nosso território vive com menos de meio salário mínimo”, disse Lannes.

“Foi desenvolvida dentro da UFPR-Setor Litoral, por alunos de nossa instituição, uma proposta de hortas urbanas que permitissem o uso de terrenos baldios e sem uso para a produção de alimentos pelos próprios moradores locais. Essa proposta virou política de agricultura urbana em Matinhos. Nossa ideia é propor inclusive a agricultura urbana como Eixo do Comitê Setorial”, afirmou Lannes.

Para o vereador de Matinhos, Lucas Pesco, do Eixo Compras Públicas, a importância da troca entre os municípios é fundamental para o desenvolvimento da região

O vereador de Matinhos, Lucas Pesco, integra o Eixo Compras Públicas e busca contribuir para o desenvolvimento do litoral juntamente com os demais membros do comitê. “Vejo a importância dessa troca entre os municípios e a gente vê a importância dos formadores de opinião, dessas lideranças e principalmente dos legisladores de levarem aos seus municípios essas demandas para que os municípios tomem partidos de deixar os recursos públicos nos seus próprios municípios através de micro pequenas empresas. Precisamos fomentar a economia do nosso litoral”, comentou.

O professor Fábio Fietz, da faculdade Isepe de Guaratuba, foi convidado pelo Sebrae a participar de reuniões com o foco no desenvolvimento e hoje é membro do Eixo de Compras Públicas

O professor Fábio Fietz, da faculdade Isepe de Guaratuba, foi convidado pelo Sebrae a participar de reuniões com o foco no desenvolvimento e hoje é membro do Eixo de Compras Públicas do comitê. “Percebi a possibilidade de as pessoas participarem de editais de licitações e não faziam por falta de conhecimento, documentação e também de alguém que traduzisse para eles isso de alguma forma. Quero ajudar as empresas poderem ter acesso a atender o ente público, esse é o meu papel principal”, explicou.

O empresário de Paranaguá, Alexandre Tavares de Andrade, pretende somar ao grupo em relação ao empresariado e suas demandas do setor

O empresário de Paranaguá, Alexandre Tavares de Andrade, sente-se honrado com o convite de fazer parte do comitê e pretende somar ao grupo unificando todo o litoral em relação ao empresariado, as demandas do setor e principalmente sugestões que visam melhorar o desenvolvimento da região. “Vim para trazer o olhar do empresariado. Nós temos as nossas dores, mas também entendo as dores dos órgãos públicos, muitas vezes até as dificuldades de se conseguir uma cotação. Ainda existe para muitos comerciantes e empresários o fantasma que é vender para órgão público e não vai receber ou vai demorar ou é carta marcada. Graças a Deus hoje com as fiscalizações é muito raro aparecer isso, pois você estando estruturado, com suas certidões em dia e tendo organização você estará apto a vender para qualquer órgão público. Acredito que essa minha experiência eu consigo repassar para o eixo e tentar ajudar na medida do possível nas coisas do dia a dia para que a gente possa complementar o nosso trabalho e estudo”, pontuou.

A advogada da Câmara Municipal de Pontal do Paraná, Joyce Maus Mischur, contribui com o desenvolvimento econômico dentro do Comitê

A advogada da Câmara Municipal de Pontal do Paraná, Joyce Maus Mischur, contribui com o desenvolvimento econômico, tendo em vista que sua trajetória de estudos e trabalho concentram esforços em demandas de micro e pequenas empresas. “O fato de eu ocupar um cargo público me proporciona um alcance maior para trabalhar junto a esses grupos e foi algo que me propus para dar um retorno para a sociedade de alguma forma, mas não imaginava que seria desse jeito, mas que aconteceu naturalmente. A união com todos os municípios é importante e te leva mais longe e com resultados”, disse.

O vereador de Pontal do Paraná, Marco Antônio Bueno da Rocha, trabalho com o foco nas Micro e Pequenas Empresas e é do Eixo Compras Públicas

O vereador de Pontal do Paraná, Marco Antônio Bueno da Rocha, participa do Conselho Fiscal da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais, do Conselho Deliberativo da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná e também é sócio fundador e membro do Conselho Fiscal da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Pontal do Paraná (Ampec). Além de algumas parcerias com o Sebrae, Marco Antônio é membro do Eixo de Compras Públicas do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná. “O meu trabalho mesmo é o voluntariado e isso já tem mais de 20 anos, mas nesse projeto do Sebrae eu estou há 12 anos em conjunto com a micro pequena empresa, federação das associações e a confederação. Os municípios do litoral são os maiores consumidores, mas eles compram de muitas empresas de fora e qual a nossa ideia, é que esse recurso fique no município, mas na região. Se Paranaguá não comprar de uma empresa que é de Paranaguá, que compre de Pontal ou compre de Matinhos, por exemplo”, argumentou o vereador.

A vereadora de Guaratuba, Edna Castro, é empresária do ramo imobiliário e realiza um trabalho voluntário dentro do Eixo de Compras Públicas

A vereadora de Guaratuba, Edna Castro, é empresária do ramo imobiliário e realiza um trabalho voluntário dentro do Eixo de Compras Públicas. Ela vem do setor produtivo e de associações comerciais. “O desafio agora é buscar de forma mais eficiente a construir um ecossistema integrado, com diferentes organizações atuando sempre em prol de uma agenda unificada, algo que vimos muito isso em Santa Catarina”, frisou a vereadora.

Em alta

plugins premium WordPress