A Copel vai começar a instalação de medidores inteligentes na Ilha do Mel, no Litoral, a partir do dia 30 de setembro. Com mais de 900 mil unidades já implantadas em todo o Paraná, este é mais um passo fundamental do Programa Rede Elétrica Inteligente, um dos maiores esforços de digitalização e modernização da rede elétrica no Brasil.
A troca dos medidores tradicionais por novos modelos é realizada sem custo para os consumidores e traz uma série de benefícios. Os medidores inteligentes oferecem leitura em tempo real do consumo de energia e detecção automática de falhas, tornando o restabelecimento de energia mais ágil.
Na Ilha do Mel, todas as cerca de 800 unidades consumidoras da localidade receberão o medidor inteligente. “A Ilha do Mel é um verdadeiro patrimônio de biodiversidade, não apenas do Paraná, mas de todo o Brasil. É um marco muito importante na modernização da nossa infraestrutura elétrica. Com essa tecnologia, os consumidores podem gerenciar seu consumo de maneira mais eficiente e sustentável”, afirma Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição.
Aplicativo
O avanço tecnológico representa uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, uma vez que as informações coletadas pelo medidor inteligente constam no aplicativo da Copel, ao alcance de smartphones e dispositivos móveis.
Os consumidores da Ilha do Mel terão uma experiência semelhante à de outros usuários que já adotaram a tecnologia. “Após a instalação do medidor inteligente, passei a utilizar o aplicativo da Copel com frequência e pude economizar em minha conta de luz. É prático e eficiente”, afirma Augusto Ross, um usuário em Pato Branco, no Sudoeste do Estado.
O usuário pode acessar informações detalhadas sobre seu consumo diário em tempo real, permitindo identificar padrões e fazer ajustes para otimizar o uso de energia. Além disso, o aplicativo facilita a gestão das contas de luz, permitindo a consulta de faturas, a solicitação de serviços e a verificação de débitos, tudo na palma da mão.
Rede Elétrica Inteligente no Paraná
O Programa Rede Elétrica Inteligente está dividido em três fases que representam 36% dos consumidores da Copel no Paraná. A primeira fase foi focada na região Sudoeste do Paraná, onde já foram instalados 469 mil medidores.
A segunda fase abrange 28 municípios nas regiões Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba, já com 76% das instalações concluídas. Já a terceira fase começou em Cascavel, com a intenção de expandir para mais 49 municípios do Oeste do Paraná.
Sustentabilidade
Desde o início do programa, a Copel já evitou com a leitura remota dos dados de consumo a emissão de 305 toneladas de CO2, contribuindo para um futuro mais sustentável. O objetivo é chegar a um milhão de medidores instalados até o fim de 2024, criando um cenário ideal para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A troca do medidor na Ilha do Mel será realizada por profissionais identificados, garantindo um processo rápido e seguro. Para mais informações sobre o Programa Rede Elétrica Inteligente, acesse o site da Copel ou entre em contato com o atendimento ao cliente.
Fonte: AEN