Na quinta-feira, 14, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), deu início ao planejamento para restauração da Igreja Bicentenária Nossa Senhora do Bom Sucesso, um dos principais edifícios históricos e religiosos do litoral do Paraná.
O município ressalta que a reunião para iniciar planejamento contou também com a presença da secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso e com o pároco Álvaro Cavazzani. “O projeto de restauração será custeado através de duas emendas parlamentares dos deputados federais Gustavo Fruet e Christiane Yared, no valor total de R$ 530 mil. A verba será encaminhada diretamente para o IPHAN que fará as contratações dos trabalhos de pesquisa e restauração”, detalha a assessoria.
Além da restauração, o projeto completo inclui também pesquisas arqueológicas, inventário histórico, assim como chamamento ao envolvimento da comunidade por meio de reuniões e um projeto de educação patrimonial. “O prefeito Roberto Justus destacou para a equipe do IPHAN a importância do projeto dialogar com o Plano de Mobilidade Urbana que foi aprovado e está em andamento e também com o Plano Diretor do Município que está em construção”, ressalta a Prefeitura.
“Da superintendência do IPHAN, participaram da reunião a arquiteta e urbanista Sandra Rafaela Magalhães Correa, o engenheiro civil Crystian Carlos Mendes, o técnico em edificações Ernesto Amorim Assef, a arqueóloga Daniele de Araujo Costa e o historiador Rafael Antônio Motta Boeing. Da Prefeitura, participaram a assessora do gabinete Angelita Maciel, a técnica administrativa gestora de convênios federais Tânia Malinoski Bartolome, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo o diretor João Pedro Oliveira e a jornalista e historiadora Grazieli Eurich”, informa a Prefeitura de Guaratuba
Sobre a Igreja
Existente desde meados de 1771, Igreja Bicentenária Nossa Senhora do Bom Sucesso possui relação com o surgimento de Guaratuba. “A origem do povoamento de Guaratuba, segundo cronistas paranaenses, data do ano de 1656. A época da fundação da Igreja de Guaratuba perde-se nos meados do século XVIII. Sabe-se tão somente que no ano da instalação da Vila, isto é 1771, já existia ali uma Igreja”, informa o Ipatrimônio, portal do patrimônio cultural brasileiro que conta com dados do IPHAN, Unesco e outras entidades, ressaltando que desde o seu início, a Igreja já era considerada “um dos melhores templos do litoral”, algo que consta no Livro do Tombo de Guaratuba, Auto de 27-4-1771.
O prédio histórico resiste até hoje, localizado na Praça da Matriz, sendo tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba e Ipatrimônio