Na segunda-feira, 17, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) encaminhou ao município o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da implantação da Ponte de Guaratuba, documentos que foram aprovados pelo Instituto Água e Terra (IAT). Atualmente, o DER/PR está em fase de convocação de empresa habilitada para realização da obra em licitação realizada no final de setembro.
“Todos os estudos referentes a ponte de Guaratuba estão no site oficial do IAT“, explica a Prefeitura de Guaratuba.
Sobre a obra
Segundo o DER/PR, a obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. “Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte”, completa.
“Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos”, informa o DER.
Segundo a assessoria, na margem sul da ponte está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, em Guaratuba, assim como “correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes”, acrescenta. “Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros”, finaliza o DER/PR.
PREFEITURA DIVULGA ERRATA
Na tarde da quarta-feira, 19, a Prefeitura de Guaratuba divulgou em suas redes sociais uma errata sobre divulgação que havia sido publicada afirmando que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) havia encaminhado ao município o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da implantação da Ponte de Guaratuba aprovados pelo Instituto Água e Terra (IAT). Ocorre que o município, em errata, afirma que o EIA/Rima da Ponte de Guaratuba ainda estão em análise, ou seja, ainda não foram aprovados pelo IAT.
Com informações do DER/PR e Prefeitura de Guaratuba