Na terça-feira, 28, a Prefeitura de Guaratuba anunciou o início da construção do Memorial das vítimas da Covid-19 em Guaratuba, que ficará localizado na Praça da Paz, no bairro Cohapar. A homenagem póstuma havia sido anunciada em julho pelo prefeito Roberto Justus. Ele é feito pela ilustradora dinamarquesa Birgitte Tümmler e terá uma série de símbolos estéticos e até mesmo QR Code, como forma de fazer com que as vidas perdidas para a pandemia não sejam esquecidas, bem como uma forma de respeito aos seus familiares.
“O memorial está sendo planejado pela artista dinamarquesa Birgitte Tümmler e a obra será realizada pela equipe da Secretaria da Infraestrutura e Obras. A homenagem contará com uma base em degrau e em cima ficará o monumento decorado com azulejos pintados e queimados, para resistir ao clima litorâneo e o tempo”, informa a assessoria do município.
Segundo a prefeitura, na lateral do monumento será colocada uma placa de QR Code, direcionando as pessoas ao site da Prefeitura, onde será produzido um memorial virtual com o nome de todas as vítimas do Coronavírus no município. “O Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19 de Guaratuba, visa a preservar a memória dos guaratubanos que perderam a vida por causa da pandemia causada pelo coronavírus. A intenção é registrar historicamente as mortes, incluindo as de profissionais da saúde, e oferecer aos familiares e amigos um local de luto e de homenagem”, complementa.
De acordo com a prefeitura, a intenção é preservar continuamente a memória dessas pessoas que se foram, registrando suas histórias neste período que ficará marcado eternamente para a humanidade. “É o mínimo que podemos fazer. O memorial é um símbolo para que essa tragédia não seja jamais esquecida por todos nós”, complementa.
Detalhes do Memorial
Em julho, o prefeito Roberto Justus havia recebido em reunião a artista visual e ilustradora, Birgitte Tümmler, anunciando oficialmente a construção do monumento. A responsável pelo projeto nasceu em Copenhague, na Dinamarca, e é radicada no Brasil desde a infância. “Especializou-se em pintar e desenhar aves características da fauna brasileira, utilizando especialmente uma técnica com caneta esferográfica. A ilustradora será a responsável pela reprodução de um Memorial, projeto do executivo municipal, destinado às vítimas da Covid-19 em Guaratuba”, detalha.
“O vão aberto entre as mãos traduz o afastamento ao qual nos obrigamos, neste momento pandêmico. Já as mãos surgem da restinga que é uma vegetação típica de Guaratuba e de extrema importância para a manutenção da orla e da fauna. As mãos, no formato em que estão, são a simbologia humana associada à entrega, devoção, e conexão terra-céu. O contato doce, e de pele, que a tantos faltou na partida de seu ente querido. Elas entregam aos céus as almas dos guaratubanos. E qual ser é mais próximo dos céus, das almas, do que as aves? Guaratuba é simbolizada pelo Guará, e este, representará aqueles que partiram de Guaratuba, de forma intensa, mas cuja alma encontra sua redenção nos céus”, explica Tümmler sobre o Memorial.
“Esta obra trará aos familiares e amigos a certeza de que seus entes queridos nunca serão esquecidos”, afirma o prefeito. Segundo Justus, a homenagem às vítimas da Covid-19 traz também emoção para ele como gestor municipal.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba
Fotos: Prefeitura de Guaratuba