O Governo do Estado apresentou aos prefeitos dos municípios do litoral, na segunda-feira, 9, o andamento dos preparativos para o Verão Paraná 2017/2018. Representantes das instituições e secretarias envolvidas nas atividades participaram de uma reunião técnica no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.
O chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel, que também coordenará as ações da operação falou sobre a estrutura que será disponibilizada durante a temporada.
“Estamos bem adiantados no que diz respeito à Operação Verão, os esquemas de segurança estão montados, planos e ações estruturados para que nossos veranistas, e moradores no litoral fiquem tranquilos e guarnecidos”, disse.
Durante o encontro, foram discutidas as questões de segurança pública, saúde, saneamento e outros assuntos relacionados à próxima temporada. O objetivo é garantir o bem-estar, a tranquilidade e a diversão da população e dos turistas. As polícias Militar, Civil e Científica, assim como a Secretaria do Meio Ambiente e a Sanepar, apresentaram suas estratégias de atuação. “Teremos um contingente grande e fixo que atuará para garantir a segurança da população e dos turistas. Além disso, as demais secretarias terão atividades específicas nas suas áreas visando a uma melhor qualidade das praias e ao bem-estar do veranista”, afirmou o coronel Élio.
O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, ressaltou a importância do envolvimento de todas as instituições que estarão presentes nas atividades do Verão Paraná 2017/2018.
“O máximo de informações que forem adiantadas para nós propicia um planejamento e atendimento melhor. São muitas pessoas no mesmo local e por isso é preciso a colaboração das prefeituras. O resultado é um aprimoramento sucessivo na execução da operação. A cada ano nós temos uma menor quantidade de ocorrências e um preparo maior”, disse.
Mesquita explicou que nesta temporada a Polícia Civil cederá o seu imóvel antigo de Matinhos para a Polícia Científica atuar e que todas as medidas cabíveis para garantir a estrutura dos profissionais de segurança pública estão sendo tomadas. “Estamos priorizando todos os projetos para dar sustentação à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros”, disse.
Em relação ao Corpo de Bombeiros, o comandante da instituição, coronel Fábio Mariano de Oliveira, afirmou que a estrutura montada no ano passado será mantida e melhorada. “A cada ano buscamos ações de qualidade para atender a população. Nosso pessoal está se estruturando e temos previsão de mais um curso de guarda-vidas para incrementar nosso efetivo. Contaremos com profissionais preparados e prontos para as respostas de emergência”, explica.
PREFEITOS
Para o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Casquinha, as expectativas são muito boas e é preciso esta troca de informações. Já o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, acrescentou: “Participei da operação do ano passado e tenho certeza de que neste ano será melhor devido ao aprendizado que tivemos no desenvolver dos trabalhos. Um dos primeiros passos é o convênio assinado hoje em relação à coleta de lixo. Com a equipe do Governo do Estado se deslocando para o litoral o atendimento acontece da melhor forma possível”.
Durante o encontro, foram discutidas as questões de segurança pública, saúde, saneamento e outros assuntos relacionados à temporada
PARANAGUÁ
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, junto com o Secretário de Segurança do Município, João Carlos Silva, exigiram que o efetivo policial em Paranaguá não seja deslocado para outras cidades no período da Operação Verão. “Fizemos exigências de segurança para nossa cidade que durante o verão sofre com a falta de policiamento devido às equipes policiais serem deslocadas para as praias. Também solicitamos à Polícia Civil que aumente o número de agentes no município”, ressaltou o prefeito.
Fotos: AEN