As obras de engorda da faixa de areia de Matinhos, iniciadas em 25 de junho, foram encerradas pelo Governo do Estado na manhã desta quarta-feira, 19, no balneário Flórida. Uma cerimônia de encerramento oficial foi realizada na orla da localidade com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, o diretor do Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, o gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, entre outras autoridades, além da população.
A conclusão estava planejada para ocorrer em novembro, entretanto ocorreu antes do previsto na segunda metade de outubro. Com isso, a draga Galileo Galilei, responsável pela dragagem, deixou oficialmente o litoral do Paraná. O Estado prossegue com as obras de drenagem e revitalização da beira-mar de Matinhos entre os balneários Caiobá e Florida.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Everton Souza, a dragagem permitiu o alargamento da faixa de areia em até 100 metros de largura em Matinhos, com realização de dragagem pela autotransportadora de sucção e arrasto de 6,3 quilômetros de extensão, do Canal da Avenida Paraná ao Balneário Flórida. “Esse é um projeto em parceria com a população do Paraná, era um desejo da população este engordamento, particularmente a de Matinhos, que tinha um sonho de fazer o reestabelecimento da faixa de praia nos balneários. Hoje foi um momento importante, uma etapa vencida, praticamente, onde estivemos no encerramento da parte do engordamento da praia com a areia e, na sequência, teremos o desenvolvimento desta obra com pelos menos 14 a 15 meses”, acrescenta.
Souza afirma que o Estado atuará para que toda a obra de revitalização da orla de Matinhos seja entregue antes do previsto, assim como ocorreu no engordamento da praia. “A perspectiva aqui era de que entregaríamos a obra de engordamento na primeira quinzena de novembro, para que a gente pudesse no final do ano ofertar à população do Paraná, do Brasil e visitantes do Exterior, a oportunidade de ter a praia reestabelecida. Tínhamos situações em que as pessoas tinham que descer quatro a cinco metros de altura, de barranco, no meio de pedras, correndo o risco de se machucar, e quando a maré subia não havia espaço para colocar um guarda-sol ou uma esteira. O momento é de alegria e realização”, salienta.
“O IAT está conduzindo os trabalhos com muito cuidado e critério, com acompanhamento diário com nossas equipes. E nós, na medida do possível, tanto eu, quanto o presidente do IAT, José Volnei Bisognin, temos procurado estar aqui no litoral para poder constatar e confirmar que cada etapa está sendo construída e realizada a contento”, ressalta o secretário.
IAT
José Luiz Scroccaro, diretor do Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, frisou o quão gratificante é perceber a concretização da engorda da praia de Matinhos. “Para o IAT isso é uma satisfação enorme desde que começamos na Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA) em 1998 e que agora está se concretizando. Para a instituição é um passo a mais que estamos dando para atender a população de Matinhos e do Paraná, aos veranistas que visitam aqui e tinham que descer degraus de pedra, às vezes caindo, se machucando, para poder chegar na orla. Hoje temos uma praia maravilhosa, com 100 metros de extensão de areia”, afirma.
“Para nós, que desde o início estamos envolvidos com a obra, algo que inclui o secretário Everton, é uma gratidão a Deus por ter nos dado persistência e de termos conseguido isso. Sabemos do clamor que a população de Matinhos e do Paraná para que isso fosse concretizado”, ressalta Scroccaro.
Prefeitura
O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, frisou que a draga Galileo Galilei cumpriu sua missão e o cumprimento de acordo do governador junto ao povo de Matinhos e todos os paranaenses para que a obra se tornasse realidade. “Hoje foi o último dia da engorda, finalizamos aqui no balneário Flórida, e o contrato está sendo executado. A partir de agora continua o projeto na macro e microdrenagem, a parte de infraestrutura, calçadas, asfalto, paisagismo, fazendo Matinhos, que já é a cidade mais bela, ainda melhor, se colocando em um patamar para que o mundo inteiro veja”, ressalta.
“É algo em prol do litoral do Paraná, nós fomos agraciados por ser em Matinhos. Agradecemos ao governador por ter cumprido com o que me prometeu”, afirma Zé da Ecler, destacando a reeleição de Ratinho Junior. “A engorda está finalizando, inclusive com a vinda de visitantes neste período de baixa temporada, com muitos turistas vendo a tão sonhada engorda da praia, que virou realidade”, frisa. “Agradecemos a comunidade, que é o principal objetivo deste serviço. Estivemos todos juntos, unidos, oposição e situação, os municípios do litoral, com mobilização pacífica de que precisávamos desta obra”, afirma o prefeito.
Para o gestor municipal, a conclusão da engorda traz uma perspectiva positiva para a temporada de verão. “A temporada tem tudo para ser a maior de todas elas, até então, com a próxima entre 2023/2024 ainda melhor. Hoje o visitante está vindo para ver a engorda e a estrutura que a Prefeitura está oferecendo em Matinhos”, finaliza Zé da Ecler.
Consórcio Sambaqui
O gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, afirmou que mais de três milhões de metros cúbicos de areia dragados foram utilizados na obra, o que representa mais de 220 mil caminhões trabalhando diuturnamente em prol da engorda em Matinhos. “Conseguimos trazer vários benefícios para a cidade. As novas etapas, de drenagem, de urbanização, que vão transformar Matinhos, prosseguem. Agradecemos e no próximo ano seguiremos trabalhando firme para entregar as demais etapas da obra”, afirma Torres.
Marcio Nunes
O deputado estadual Marcio Nunes, que foi o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e do Turismo anterior, frisou a satisfação em ver a dragagem entregue, visto que, segundo Nunes, ele e o governador Ratinho Junior lutaram muito para tirar esta obra do papel. “Tentaram impedir de todas as maneiras, mas não conseguiram. E a engorda da praia de Matinhos é o começo da construção de uma nova história para todo o litoral paranaense. Agora, com as obras complementares – construção dos espigões, paisagismo, reconstrução do calçamento e pavimentação das vias, esses balneários estarão entre os mais atraentes para turistas de todo o país. Isso vai fomentar o emprego e a renda, movimentar o comércio e valorizar os imóveis”, detalha.
“Entregamos a dragagem antes do previsto, o que mostra a seriedade com que esta obra estadual sendo executada. Um dos momentos mais emocionantes de toda minha vida pública aconteceu quando ecoou pelos ares do litoral paranaense o grave e longo apito da draga Galileu Gaillei, uma das maiores e mais modernas do mundo, após a ordem do governador Ratinho Junior para o início os trabalhos. Essa é uma marca dessa gestão: é um governo que realiza, que entrega”, ressalta o deputado.
Marcio Nunes salienta que a entrega da engorda representa o fim de espera de três décadas, sendo que a revitalização da orla de Matinhos representa também uma transformação do litoral do Paraná. “Uma transformação que passará por tantas outras obras – como a ponte para Guaratuba, a rodovia entre Guaratuba e Garuva, a ligação entre Antonina e Guaraqueçaba, e de Paranaguá a Praia de Leste, e a duplicação da JK”, explica.
“Finalmente, o desenvolvimento sustentável começa a vencer aqui no Paraná, a exemplo do que já ocorre em todo o mundo, o ultrapassado conceito do ambientalismo radical. Estamos mostrando e comprovando que é possível crescer, desenvolver, gerar emprego e renda, fomentar o turismo, recuperar e preservar o meio ambiente, tudo isso ao mesmo tempo”, finaliza o deputado Marcio Nunes.
Próximos passos da obra
De acordo com Everson Souza, os próximos passos da revitalização em Matinhos já estão em andamento. “Iniciamos os guias de corrente, principalmente na Avenida Paraná em seu canal, iniciamos o Espigão do Pico de Matinhos, com outras estruturas que serão construídas também justamente para que possamos preservar esta quantidade de areia que aí colocamos, tudo isso dentro de um projeto, dentro de uma modelagem que tecnicamente comprova que precisamos fazer essas estruturas e elas já estão sendo construídas com o intuito inicialmente de preservar a areia, mas também para serem utilizadas especialmente na questão de contemplação, serão locais onde as pessoas poderão caminhar, sentar em um banco, olhar para o mar, para a faixa de ocupação dos prédios, dando uma visão muito bacana para nossos visitantes”, complementa.
Outro ponto destacado é que o Estado visa ampliar futuramente o alargamento até o balneário Saint Etienne, algo que precisará de destraves ambientais. “Todo o trâmite da legalização,vamos dizer assim, do próximo trecho do balneário Flórida até o Saint Etienne, está sendo conduzido por nós na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e no IAT, para que nós possamos inclusive instalar aqui um novo canal de drenagem. Um dos maiores problemas do litoral, e particularmente em Matinhos, é relacionado com a questão das enchentes e alagamentos, e esta obra aqui tem este componente já, com esta extensão prevista, nós vamos criar um novo canal que poderá também vazão às águas de chuva neste local”, frisa o secretário. “Com este canal novo do Saint Etienne e com toda a estrutura de macro e microdrenagem lá desde o Morro do Boi até o balneário Flórida, teremos um arcabouço de drenagem que vai permitir que as pessoas tenham mais conforto aqui quando estiverem no litoral”, acrescenta.
O diretor do IAT, José Luiz Scroccaro, frisa que as obras de revitalização prosseguem, com guias de corrente em construção na Avenida Paraná em seu canal, Espigão em andamento no Pico de Matinhos. “A macrodrenagem já foi iniciada, a microdrenagem estamos iniciando agora com as formas que já estamos fazendo, onde tínhamos que terminar a engorda para que ela fosse iniciada, algo que segue etapas. A pista de caminhada, a ciclovia e a pista de corrida, são obras que já iniciamos em Matinhos, onde aquele trecho entre a Avenida Paraná e o Pico de Matinhos queremos terminar ainda para esta temporada”, ressalta.
“A segunda etapa, a qual sempre chamamos, que será entre o balneário Flórida até Saint Etienne, estamos iniciando o licenciamento ambiental, com projeto pronto para este trecho, inclusive com guia de corrente aqui em Saint Etienne para desafor as águas de canais pluviais, aliviando a carga de água que vai para o rio Matinhos e deixando toda esta parte do litoral de Matinhos com menos problema de cheias. Estamos também iniciando projeto da recuperação da orla de Guaratuba”, salienta Scroccaro.
Participaram da cerimônia secretários municipais, vereadores e outras autoridades de Matinhos e do Paraná.