Litoral

Fortes chuvas no litoral do Paraná atingem mais de 1.600 famílias, aponta relatório do Corpo de Bombeiros

Guaratuba, cidade mais afetada, teve 750 famílias atingidas e dois óbitos confirmados

Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba foram as cidades mais atingidas pelo temporal. / Foto: CICCR/SESP

Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba foram as cidades mais atingidas pelo temporal. / Foto: CICCR/SESP

O litoral do Paraná foi severamente atingido por fortes chuvas entre a noite de sexta-feira, 7, e a madrugada de sábado, 8, causando transtornos em diversas cidades da região. De acordo com o relatório enviado na manhã de segunda-feira, 10, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), o evento climático afetou 1.645 famílias, principalmente nos municípios de Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba, com a ocorrência de pessoas atingidas, atendimentos de emergência e duas mortes.

MORRETES

Segundo a corporação, em Morretes sete bairros foram atingidos pelas chuvas, entre eles Candonga, Sambaqui, Pindauva, Mundo Novo do Saquarema, Marta, Rio Sagrado e Floresta. Embora não tenha mais desalojados ou desabrigados, 245 famílias foram afetadas, e 9 atendimentos de emergência foram realizados.

Candonga, Sambaqui, Pindaúva, Mundo Novo do Saquarema, Marta, Rio Sagrado e Floresta foram os bairros afetados em Morretes. / Foto: Prefeitura de Morretes
Candonga, Sambaqui, Pindaúva, Mundo Novo do Saquarema, Marta, Rio Sagrado e Floresta foram os bairros afetados em Morretes. / Foto: Prefeitura de Morretes

ANTONINA

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cidade de Antonina também registrou impactos significativos, com 150 famílias atingidas em sete bairros, como: a Ponta da Pita, Vila Nova, Portinho, Caixa D’Água, Jardim Maria Luiza, Cedro e Bairro Alto. O município não conta atualmente com desalojados ou desabrigados, mas houve um atendimento de emergência no local.

PARANAGUÁ

Já Paranaguá contou com 45 bairros atingidos pelas fortes chuvas, incluindo o Aeroporto, Beira Rio, Bockmann, Centro Histórico, Colônia Santa Rita, Correia Velho, Costeira, Divinéia, Dom Pedro II, Emboguaçu, Estradinha, Itiberê, Jardim Araçá, Jardim Esperança, Jardim Guaraituba, Jardim Iguaçu, Jardim Paraná, Oceania, Ouro Fino, Parque Agari, Parque São João, Ponta do Caju, Porto dos Padres, Portuária, Santa Helena, Vila Comerciários, Vila Garcia, Vila Guarani, Vila Horizonte, Vila Paranaguá, Vila Rute, Vila São Vicente, Vila do Povo, Colônia Morro Inglês, Colônia Santa Cruz, Colônia São Luiz, Colônia Visconde de Nácar, Colônia Quintilha, Colônia Pereira, Colônia Floresta, além da Ilha dos Valadares.

45 bairros atingidos pelas fortes chuvas em Paranaguá. / Foto: Corpo de Bombeiros
45 bairros atingidos pelas fortes chuvas em Paranaguá. / Foto: Corpo de Bombeiros

Um total de 500 famílias foram impactadas, com 18 atendimentos realizados. O relatório atualizado da corporação aponta que não há registros de desalojados ou desabrigados.

GUARATUBA

Outra cidade bastante afetada foi Guaratuba. Ao todo, 750 famílias foram atingidas pelas chuvas, e a tragédia ficou ainda maior com a confirmação de duas vítimas fatais, onde os óbitos foram encontrados entre os escombros das áreas atingidas. Desalojados e desabrigados não foram divulgados no relatório.

Em uma das ocorrências em Guaratuba, 13 estudantes que voltavam para casa após o turno da noite estavam em um micro-ônibus que ficou ilhado no bairro Cubatão. O veículo não pôde prosseguir quando a água invadiu a pista.

Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros

Como não havia sinal de internet e telefonia, o Corpo de Bombeiros só foi acionado pela manhã. Uma embarcação e uma aeronave fizeram buscas para localizar o micro-ônibus. Quando a água baixou, parte dos alunos foi retirada com um veículo de um pai de um dos estudantes. As demais foram para casa na sequência. Todos estão em segurança.

PONTAL E MATINHOS

Nos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos não houve registros de ocorrências relacionadas às chuvas. “Em caso de emergência, a população pode ligar para o número 193”, informou o Corpo de Bombeiros.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

SIMEPAR

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em menos de 18 horas, entre a tarde de sexta-feira, 7, e a manhã de sábado, 8, os pluviômetros registraram mais de 276,2 mm de chuva em Morretes, 171,8 mm em Antonina, 144,4 mm em Paranaguá, 173,8 mm em Guaraqueçaba, 170,6 mm em Matinhos e 282,4 mm na Serra do Mar, na BR-277. O início desta semana deve ser de tempo mais seco em toda a região.

Você também poderá gostar


Fortes chuvas no litoral do Paraná atingem mais de 1.600 famílias, aponta relatório do Corpo de BombeirosAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.