conecte-se conosco

Litoral

Ferry-boat de Guaratuba tem resultado do edital homologado

Governo do Estado vai garantir a travessia de usuários durante a obra da ponte

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou em Diário Oficial e no portal Compras Paraná a homologação da licitação para operar a travessia do ferry-boat de Guaratuba, no Litoral. Com isso, iniciaram os trâmites internos para a assinatura de novo contrato com a Internacional Marítima Ltda., que atualmente opera em caráter emergencial.

O contrato deve entrar em vigor a partir das 0h do dia 10 de agosto, garantindo uma transição tranquila entre contratações sem qualquer dificuldade para os usuários.

Estão previstos os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do DER/PR, disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para o apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

Um dos critérios do edital era uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER/PR. Não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos, visando garantir a operacionalidade da travessia e evitar formação de filas.

O investimento será de R$ 131.792.989,44, com prazo de execução de 25 meses, garantindo a travessia durante o período de obras da nova Ponte de Guaratuba.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

AUDIÊNCIA

Em fevereiro aconteceu audiência pública para apresentar à população de Guaratuba as premissas da nova contratação, entre elas os estudos ambiental, jurídico, operacional, de tráfego e a modelagem econômica. Na ocasião foram recebidas sugestões e esclarecidas dúvidas, como quanto à isenção para residentes do município, garantida pela lei estadual 15.749/2007 e que permanecerá vigente no novo contrato.

PONTE DE GUARATUBA 

A nova Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, com dispositivos de segurança disciplinando o trânsito na obra de arte especial. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte, facilitando tanto o seu uso quanto o deslocamento para os espaços próximos. Está em andamento a etapa de elaboração de projetos de engenharia da obra e dos relatórios ambientais, estes visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação.

Fonte: AEN

Em alta

plugins premium WordPress