Ao longo do domingo foram registradas longas filas no acesso ao ferry-boat de Guaratuba, após os funcionários da empresa Internacional Marítima anunciarem a greve, juntamente com o sindicato que representa a categoria.
No domingo, 10, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou sobre o estado de greve e as reivindicações dos funcionários. “O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informa que o estado de greve ocorre como consequência de reivindicações salariais dos colaboradores em relação à empresa que opera a travessia, não possuindo nenhuma relação com falta de pagamento de salários”, informou o DER-PR.
Por volta das 17h30 ainda do domingo, 10, os funcionários da empresa Internacional Marítima, que opera o ferry-boat na baía de Guaratuba, encerraram a greve. O movimento de paralisação foi iniciado na manhã de domingo.
Das quatro balsas que operam na baía de Guaratuba, com a greve apenas 30% estavam funcionando, ou seja, uma embarcação. Durante algumas horas, os funcionários trabalharam com 50% da capacidade, sendo duas embarcações.
A paralisação chegou a afetar os serviços justamente no momento de pico na volta do feriadão da Independência, causando filas. Após acerto do acordo, a remuneração dos funcionários terá um reajuste de 8% e o vale alimentação passará de R$ 250 para R$ 500. Os valores passam a valer a partir de 1.º de setembro.
Os trabalhadores marítimos que operam as embarcações que realizam a travessia na baía de Guaratuba aceitaram a proposta oferecida pela empresa que gerencia o serviço. A reunião de conciliação contou com a participação de representantes do sindicato, da empresa e do Ministério Público do Trabalho, que definiu pela retomada imediata da operação.
No final da tarde, o DER-PR anunciou o fim da greve e o funcionamento de todas as quatro embarcações no local. “Informamos que a empresa Internacional Marítima chegou a um acordo junto ao Sindicato em relação às reivindicações manifestadas anteriormente. Desta forma, a greve está encerrada e a operação retornará a funcionar com todas as embarcações imediatamente”, divulgou o DER-PR.
Equipes da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local e organizaram o fluxo de veículos.
ISENÇÃO DE TARIFA
Desde agosto deste ano, não haverá mais cobrança de tarifa para embarque no ferry-boat de Guaratuba. Essa mudança marcou o início do novo contrato de prestação de serviços de travessia marítima, concedido à empresa Internacional Marítima após vencer a licitação. O DER-PR deve estudar o retorno da cobrança das tarifas em 2024, já que o órgão é quem fica encarregado de efetuar o pagamento da empresa durante o período sem cobrança aos usuários.