conecte-se conosco

Litoral

Epidemia de dengue: Morretes obtém reconhecimento federal de situação de emergência

Com a medida, o município já pode solicitar recursos do Governo Federal

Publicado

em

Foto: José Fernando Ogura / AEN – Arquivo

Além de Morretes, outros seis municípios entraram na lista de situação de emergência pela dengue

Sete cidades do Paraná obtiveram, nesta semana, o reconhecimento federal de situação de emergência, por meio da Defesa Civil Nacional, devido a doenças infecciosas virais. Os municípios registraram aumento no número de casos de dengue, sendo Morretes a cidade do litoral que aparece na lista.

Estão na lista as cidades paranaenses de Morretes, Barracão, Cruzeiro do Iguaçu, Goioerê, Pato Branco, Toledo e Vera Cruz do Oeste. “Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa”, informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

De acordo com o informe epidemiológico da Dengue n.º 32, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o litoral contabiliza 9.067 casos de Dengue, sendo Guaratuba (3.084); Antonina (2.319); Paranaguá (1.958); Matinhos (1.218); Morretes (401); Pontal do Paraná (84) e Guaraqueçaba (3). Além disso, Morretes tem, ainda, 90 casos em investigação pela doença.

Até o momento, o Paraná tem 136 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes. No litoral são Morretes e Antonina.

A Sesa informou no último boletim que o Estado do Paraná contabiliza 140 mortes e 219.045 casos confirmados pela doença.

COMO SOLICITAR RECURSOS

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

“Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado”, explicou o MIDR.

CAPACITAÇÕES DA DEFESA CIVIL NACIONAL

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Com informações do MIDR e da Sesa-PR

Em alta

plugins premium WordPress