O deslizamento de terra ocorrido na BR-376 em Guaratuba na segunda-feira, 28, que ocasionou duas vítimas fatais e arrastou 21 veículos, trouxe também, para os dias seguintes, problemas para acesso ao litoral, gerando também filas no Ferry-boat de Guaratuba, o que gerou reclamação de moradores e turistas que demoraram horas para acesso ou saída do município. Na segunda-feira, 5, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, que inclusive foi um dos sobreviventes na queda de barreira na via federal, explicou os reflexos que as filas estão ocasionando no município, na mobilidade urbana e até mesmo na economia local, visto que o tráfego pela BR-376 segue bloqueado.
Segundo o prefeito, representantes da Associação Comercial de Guaratuba e do setor hoteleiro entraram em contato com ele, alertando para cancelamento de reservas em hotéis devido ao bloqueio da BR-376 e filas no ferry-boat. “Também tenho sido muito procurado pelas pessoas que estão nas filas, enfim, muita gente querendo saber que providências nós estamos tomando, o que pode ser feito, se existe algum prazo, e decidi vir através desta live trazer estas informações”, afirma Justus, por meio do perfil no Facebook da Prefeitura de Guaratuba.
“No domingo, 4, nós estávamos com a cidade bastante tranquila, não havia fila na balsa, tanto para ir a Matinhos e outras cidades do litoral, quanto para vir para Guaratuba, foi por volta do final da tarde que a fila começou a ganhar corpo novamente”, detalha, ressaltando que as filas não ocorreram em boa parte do domingo “por um combinado com a Defesa Civil, em uma reunião realizada na sexta-feira, 2, com o chefe da Casa Civil, Ortega, com a participação dos secretário de Infraestrutura e Logística, junto com o Comando Geral da Polícia Militar e a Defesa Civil, e o combinado era reter os caminhões que vinham da BR-376 na tentativa de seguir viagem por Guaratuba no posto do Polícia Rodoviária no Coroados e isso foi feito, enquanto isso, todos os caminhões que estavam na cidade puderam seguir viagem até que não tivesse nenhum caminhão no centro”, explica.
“Talvez por um erro de estratégia, quando a travessia dos caminhões foi liberada na noite de domingo, 4, para segunda-feira, 5, e os caminhões que estavam no posto de Coroados foram liberados, mas em um volume muito maior do que a concessionária que faz a travessia na baía tem condições de suportar, com isso acordamos com a cidade parada mais uma vez, com caminhões espalhados pela nossa cidade, com preocupações de pessoas que querem chegar em casa, com os próprios motoristas que precisam almoçar, ir no banheiro e descansar, havendo inclusive uma preocupação inclusive com a ordem”, salienta Justus. O prefeito afirma que, além de autorização para acesso dos caminhões além da capacidade da concessionária, houve veículos de passeio vindo do sul em destino a Curitiba, devido ao bloqueio da BR-376.
BR-376 e balsas
Segundo o prefeito, já foi entrado em contato com a Defesa Civil, com o Governo do Estado que já encaminhou equipes para monitoramento, assim como a Polícia Militar do Paraná (PMPR). “Faremos a mesma estratégia que realizamos no fim de semana, que implicou em um domingo, 4, bastante tranquilo, então voltamos a reter os caminhões na entrada da cidade, vamos escoar os caminhões que estão no centro somente às 22h e os veículos de passeio terão prioridade para fazer a travessia durante todo o dia. É muito carro, você que pensa em fazer este trajeto aqui em Guaratuba não venha, porque a fila certamente será muito demorada”, acrescenta.
“As pessoas me cobram muito providências em relação à balsa. Na verdade, o problema que estamos enfrentando hoje é por conta do bloqueio da BR-376. A prioridade nossa tem que ser desbloquear a BR-376. O próprio Coronel Fernando da Defesa Civil e as informações que a gente tem é que essa pista será liberada muito em breve, com uma expectativa de que com o tempo melhorando a gente consiga esse desbloqueio logo, e aí não haverá esta sobrecarga de demanda sob as balsas e ferry-boats que fazem a travessia.
“Há uma equipe inclusive do Governo do Estado vindo para cá para fazer essa avaliação sobre quando liberar a 376. Acredito que, se o tempo ajudar, isso será feito muito em breve, talvez aí até a quarta-feira, 7, a nossa expectativa é de que a BR-376 esteja liberada”, salienta. Sobre a questão dos atracadouros e balsas, bem como andamento da revitalização, o prefeito afirma que o projeto está dentro do prazo. “Quem teve a oportunidade de ver, constatou que os atracadouros são modernos, são novos, três já foram trocados, falta apenas um, que será instalado na semana do dia 15 de dezembro. A partir do dia 15, com este quarto atracadouro entrando em operação, as balsas e os ferrys que estão aqui na cidade já terão condições de dar um pleno atendimento à nossa demanda de temporada de verão”, informa o gestor municipal.
Temporada de verão
O prefeito reforça que, após liberação da BR-376 e entrada em operação do quarto atracadouro, “nós temos certeza que essas balsas e ferrys que estão aqui darão conta sim desta demanda de temporada”, completa. “As pessoas que estão se programando para passar Natal, final de ano e férias de verão em Guaratuba, podem vir, fiquem bastante tranquilas em relação a isso, pois nós estamos bastante preparados para essa demanda, programando inclusive uma linda festa de Revéillon, uma linda festa de Carnaval, junto também ao governador Ratinho Júnior e toda a equipe da operação Verão Maior, com muitas atrações para todas as famílias”, ressalta.
“Não há razão para cancelamento de reservas e mudança de planos. Este momento que estamos vivendo hoje é excepcional e será resolvido muito em breve”, reforça. “Liberada a BR-376 o problema está resolvido, Guaratuba estará acessível para que todos os moradores, turistas e veranistas possam vir”, detalha o prefeito.
Turismo
“Em breve lançaremos uma campanha de mídia divulgando e convidando as pessoas a conhecer Guaratuba e assim também prestar o nosso apoio e incentivo ao turismo, que é um dos mais importantes pilares da nossa economia”, salienta o prefeito, reforçando que a temporada de verão acontecerá normalmente e que o desbloqueio da BR-376 a situação voltará à normalidade.
“Já daqui há 10 dias, quando o quarto atracadouro for entrar em operação, também a questão das filas será resolvida. Peço a compreensão e o apoio de todos, é um momento difícil que estamos enfrentando, agradeço aquelas pessoas que estão dando um apoio às pessoas que estão nas filas. Vamos seguir monitorando aqui, acompanhando o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual, ajudando naquilo que estiver ao nosso alcance, estou em contato permanente também com a concessionária que faz a travessia, certos de que este problema não se repetirá”, finaliza Roberto Justus.
Confira informações trazidas pelo prefeito Roberto Justus em vídeo:
Vídeo: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação