Na primeira semana de 2023, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), anunciou que realizou a instalação de um pluviômetro, equipamento que realiza a medição da quantidade de chuvas, no KM-41 da BR-277, trecho na Serra do Mar, em Morretes, onde ocorreram deslizamentos em novembro, que paralisaram o tráfego na época e que até agora geram necessidade de obras emergenciais, ocasionando filas e afetando o fluxo de veículos na via federal.
“O DER/PR mantém análises e estudos geológicos para avaliação de risco e projetos de contenção de taludes. Já foram coletadas amostras do solo para ensaios de caracterização em laboratório, aerolevantamento através de dispositivos para obtenção de informações, além da instalação de um pluviômetro no KM-41”, afirma o DER/PR.
De acordo com o DER/PR, as obras no KM-41 e em trechos da via afetados pelos desmoronamentos ocorreram normalmente durante todo o recesso de fim de ano, inclusive aos feriados. “São realizados serviços na encosta para atenuar novos danos, assim como desobstrução de canaletas para evitar o acúmulo de água nas margens da rodovia, constante limpeza e manutenção da sinalização, entre outros”, detalha.
Contenção de taludes
Segundo o Departamento, na quinta-feira, 4, foram recebidos projetos da obra emergencial de contenção dos taludes que foram danificados pelas quedas de barreira na BR-277. O objetivo é evitar novos escorregamentos, algo que permitirá a liberação do tráfego na BR-277 “com segurança e mais brevidade possível”.
“A obra emergencial de contenção deve ter início nesta segunda-feira, 9, incluindo a chegada de um guindaste no KM-41, ponto onde o tráfego permanecerá em apenas duas faixas. A previsão é que estes serviços emergenciais sejam concluídos até o dia 25 de fevereiro, permitindo a liberação total das faixas de tráfego da BR-277 nos locais sendo atendidos pelo DER/PR. Estes prazos podem ser modificados conforme as condições climáticas na serra”, informa o DER/PR. “A obra de contenção definitiva tem início na sequência, com as pistas já liberadas, devendo ser finalizada até o final de março”, acrescenta.
DER assumiu obras em dezembro
Válido ressaltar que o DER/PR firmou, em 16 de dezembro de 2023, um termo de compromisso junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em, para execução integral de obras nos KM´s 39 e 31 da BR-277. “O órgão federal, responsável pela rodovia, não possuía os recursos necessários e aceitou apoio oferecido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para executar as obras e resolver a situação. Para o início rápido dos trabalhos, foi realizada uma contratação emergencial”, detalha a assessoria.
O órgão estadual está atuando no local há cerca de três semanas. “Desde então tem trabalhado para garantir a trafegabilidade do trecho, evitar novos danos, e também realizando as análises e estudos necessários para definir os serviços de recuperação nos locais atingidos”, finaliza o DER.
Com informações do DER/PR