conecte-se conosco

Litoral

Corpus Christi: Movimento de turistas na Ilha do Mel deverá ser alto durante o feriado

Confira quais são os pontos turísticos entre Encantadas e Nova Brasília

Publicado

em

O Parque Estadual Ilha do Mel se tornou Unidade de Conservação em 2002. / Foto: Erica Fernanda/IAT

A expectativa de movimento de turistas na Ilha do Mel para o feriado de Corpus Christi é alta. A data simbólica, da considerada baixa temporada, busca movimentar a região, tendo em vista que, neste ano, o feriado será em uma quinta-feira, podendo emendar para o fim de semana e com isso, aumentar o número de visitantes na ilha.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, diz que a expectativa para o próximo feriado é alta. “A Ilha do Mel já é um dos maiores destinos do Brasil e, claro, todo feriado é a expectativa de casa cheia. A Ilha do Mel se prepara muito bem para receber, é um excelente receptivo turístico com muito bons hotéis, pousadas, alimentação, além dos atrativos que a comunidade prepara para esses momentos. Então, quem vier à Ilha do Mel com certeza será muito bem recebido e a expectativa nos feriados, claro, é de intensificar esse movimento”, avaliou a secretária.

“A Ilha do Mel já é um dos maiores destinos do Brasil e, claro, todo feriado é a expectativa de casa cheia”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn

Algumas excursões estão sendo programadas para o feriado e, assim, a procura por pousadas também aumenta, seja na Praia de Nova Brasília ou em Encantadas. Atrativo é o que não falta para que o visitante possa aproveitar o período da melhor forma possível.

O Parque Estadual Ilha do Mel se tornou Unidade de Conservação em 2002. Entre trilhas, morros, e claro, o mar, a ilha possui cinco pequenos vilarejos: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Para quem gosta de surf, a praia de Brasília, a mesma que abriga o Farol das Conchas, é o local ideal. Já quem gosta de mar calmo, o lado de Encantadas, logo na chegada das balsas, é uma ótima opção.

Foto: Erica Fernanda/IAT

O presidente da Barcopar, Eron Farney Brito Nascimento, reforçou que em feriados a Ilha do Mel acaba sendo um dos locais preferidos dos turistas. “Referente à Ilha do Mel, sempre são as melhores expectativas possíveis, pois a ilha já possui um grupo de frequentadores e ganhando também adeptos através destes que já frequentam e assim a ilha fica com uma grande procura no feriado estendido”, disse.

“A ilha fica com uma grande procura no feriado estendido”, contou o presidente da Barcopar, Eron Farney Brito Nascimento

Outro ponto turístico é o Farol das Conchas, que pode ser acessado por uma trilha seguida de uma escadaria com 150 degraus. No topo do Morro das Conchas é possível ter uma visão panorâmica da ilha.

Em Encantadas, os visitantes podem caminhar até a Gruta das Encantadas. Diz a lenda caigangue que nesse local viviam algumas mulheres chamadas encantadas (deusas-sereias), que bailavam e cantavam ao nascer do sol e ao crepúsculo.

Foto: Erica Fernanda/IAT

Durante o período de baixa temporada, os comerciantes e empresários da região se organizam para promover eventos e novidades para atrair o turista para a região. O limite diário de pessoas na Ilha do Mel pode chegar até 5 mil pessoas, de acordo com estudos da capacidade de carga.

Foto: Dennis Ferreira Neto

Outro ponto é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1679 por escravizados para proteger as minas de ouro descobertas pelos portugueses em Paranaguá, em 1646. A muralha de pedra conta com 10 metros de altura, voltada para o leste da ilha e ainda mantém os canhões originais da época. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Como chegar

Há dois caminhos para se chegar à Ilha do Mel e é preciso embarcar em balsas, o que torna o passeio ainda mais agradável. Para Paranaguá a duração é de 1h30.

“São dois tipos: os barcos de linha, com os horários de segunda, quarta e sexta-feira, às 15h (Abaline) e tem as excursões”, explicou Eron.

Embarcando via Pontal do Sul, são 30 minutos. As passagens podem ser compradas no local, ou via internet, pela Abaline.

Em alta