conecte-se conosco

Litoral

Com engajamento da comunidade, Caieiras oferece turismo sustentável e cultural

Projeto tem transformado a pequena praia localizada em Guaratuba e atraído visitantes

Publicado

em

Fotos: Instituto Guaju

Quem visita o município de Guaratuba, no litoral paranaense, pode conhecer uma das menores praias do Paraná que tem se desenvolvido no turismo sustentável e cultural, a praia de Caieiras. Formada por uma comunidade de pescadores artesanais, no local é possível encontrar camarões e peixes frescos, além de mar calmo, meio ambiente e cultura.

A praia tem se diferenciado ao longo dos anos, devido ao engajamento de moradores e entidades para transformar Caieiras em um dos destinos mais procurados na região. Desde 2014 é desenvolvido o Projeto Ordenamento Turístico Ambiental de Caieiras, que transformou um terreno que era feito de “lixão” abandonado na praça “Memórias Caiçaras”. 

A iniciativa é realizada pelo Instituto Guaju, com o apoio da AMAC (Associação de Moradores e Amigos de Caieiras). Neste ano, também passou a integrar a APESCA (Associação dos Pescadores Artesanais de Caieiras).

Com comunidade de pescadores artesanais, no local é possível encontrar camarões e peixes frescos
Fotos: Instituto Guaju

Valorização da comunidade

Segundo o idealizador do projeto e coordenador dessas ações, Fabiano Cecilio da Silva, o objetivo é valorizar a comunidade e seus antepassados. “Já foram plantadas mais de 400 árvores nativas para a recuperação da área de restinga, onde moradores relembram seus entes queridos e turistas podem aprender sobre suas histórias de vida. Temos também uma quadra de vôlei que fica à disposição de todos que nos visitam”, disse Fabiano.

A praia foi organizada com áreas de estacionamento e placas com regras de boa convivência, além de ter uma das poucas “raias” regularizadas pela Marinha do Brasil, onde é possível chegar com pequenas embarcações.

O destaque deste ano da iniciativa, de acordo com Fabiano, é a continuidade do projeto “LATINBOL”. “É algo inovador, que concilia uma brincadeira de basquete com latinhas de alumínio, facilitando a vida dos catadores de recicláveis da comunidade que conseguem coletar as mesmas de forma limpa e organizada. A praia conta ainda com “boias de salvamento” dispostas em locais estratégicos que podem facilitar o salvamento no mar para as áreas que estão desprotegidas de postos de guarda-vidas”, acrescentou Fabiano.

A praia foi organizada com áreas de estacionamento e placas com regras de boa convivência
Fotos: Instituto Guaju

Cultura

Na área da cultura, Caieiras conta com o memorial do Vapor São Paulo, que voltava com 600 pessoas da guerra do Paraguai e está naufragado em um ponto da praia além de outros memoriais contando histórias sobre os pescadores e sobre a praia. 

“Desta praia é possível realizar um Roteiro Cultural guiado, fazer passeios de barco pela baia de Guaratuba como a Revoada dos Guarás, Visita ao Salto Parati, Roteiro das Ostras e conhecer a biodiversidade marinha da região com mergulho de superfície nos costões da praia”, destacou Fabiano.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Guaju, com o apoio da AMAC (Associação de Moradores e Amigos de Caieiras) e APESCA (Associação dos Pescadores Artesanais de Caieiras)

Povo acolhedor

Com um povo simples e acolhedor, Fabiano ressalta que são todos bem-vindos à praia de Caieiras nessa temporada. “Quem visita Caieiras sai mais feliz por encontrar a praia limpa, linda e organizada por gente que ama receber gente neste pedacinho do paraíso”, concluiu.

O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaratuba através das secretárias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Urbanismo e Pesca, IAT, APA de Guaratuba, UFPR Litoral e Conselho Municipal de Turismo. Mais informações pelo telefone (41) 99634-6469.

Com informações do Instituto Guaju

Em alta

plugins premium WordPress