Litoral

Com um contato humano confirmado com ave infectada, Antonina faz novo alerta para Gripe Aviária

Moradores não devem tocar em aves e animais encontrados mortos ou doentes próximos à baía

y5omzo3f

Ponta da Pita, em Antonina, litoral do Paraná. Antonina, 18-01-20. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

Na quarta-feira, 14, a Prefeitura de Antonina emitiu mais um alerta à população com relação à Gripe Aviária (Vírus H5N1), destacando que, junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), confirmaram a presença de uma ave com o vírus e que uma pessoa teve contato com o animal em região próxima à baía de Antonina. O município reforça que moradores e turistas não devem ter contato com aves ou animais mortos ou que estejam doentes próximo a baía para evitar a possibilidade de contrair a doença. 

“A Prefeitura de Antonina alerta a toda população a não tocar em aves ou outros animais que sejam encontrados mortos ou doentes próximo a baía. Esse alerta é devido um surgimento de um caso isolado de gripe aviária em encontrado em uma ave em Antonina que acendeu o alerta no estado, já que o vírus H5N1 tem potencial de causar pandemia”, informa a Prefeitura.

O município afirma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta um monitoramento rigoroso da doença, algo que está sendo feito pela Vigilância em Saúde, que acompanha toda a situação, com ações de rastreio e vigilância. “Até o momento, temos a confirmação de um contato humano com a ave encontrada em Antonina e as equipes da Vigilância em Saúde e Adapar já estão monitorando”, complementa.

O que fazer ao se deparar com aves mortas ou doentes

“A Prefeitura recomenda que ao se deparar com um animal morto ou doente em áreas próximas à baía não toque ou resgate, avise a Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou as autoridades sanitárias locais e também a Coordenação Sanidade Avícola na Adapar, através do contato: 41 2152-6350 ou 41 2152-6354 ou por e-mail: [email protected]”, informa, destacando que o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) presta informações sobre a enfermidade. 

Sobre a doença

gw1suuir
“Até o momento, temos a confirmação de um contato humano com a ave encontrada em Antonina e as equipes da Vigilância em Saúde e Adapar já estão monitorando”, informa a Prefeitura (Arte: Prefeitura de Antonina)

“A Gripe aviária é uma doença viral e altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, podendo atingir também no homem, com 54% de letalidade.  O Brasil é livre de Influenza Aviária na produção avícola, tendo havido notificação em aves silvestres no estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro, em maio de 2023, e na última semana foi notificado aqui no Paraná especificamente em nossa cidade. Diante dos casos identificados, o MAPA e as secretarias estaduais de Agricultura, intensificaram as medidas de prevenção da doença no território nacional”, salienta a prefeitura.

O município reforça que a população deve estar alerta a aves com sinais da Gripe Aviária. Entre os sinais constam dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, produção de ovos malformados, quedas no consumo de água e ração, bem como alta mortalidade presente de aves silvestres ou domésticas.

Com informações da Prefeitura de Antonina

Com um contato humano confirmado com ave infectada, Antonina faz novo alerta para Gripe Aviária

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Com um contato humano confirmado com ave infectada, Antonina faz novo alerta para Gripe Aviária

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.