Na tarde da terça-feira, 29, Arnaldo Maranhão realizou uma coletiva de imprensa na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup) onde anunciou que irá reassumir o cargo de Coordenador do Litoral a partir da quinta-feira, 1.º. Ele reassume o posto a convite do governador Carlos Massa Ratinho Júnior após período afastado por licença eleitoral para concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022. Maranhão reforçou que irá trabalhar já neste primeiro momento em prol da população litorânea afetada pelos transtornos ocasionados pelas chuvas nos últimos dias, ressaltando sua atuação na coordenadoria em prol da segurança pública, saúde, turismo e geração de emprego e renda.
“A minha responsabilidade aumenta. Fomos nomeados novamente pelo governador Ratinho Júnior como coordenador do Litoral, já estive na função no ano passado e tive que sair por força da lei eleitoral, quando os ocupantes de cargo em comissão do Estado pedem licença para concorrer às eleições. Fomos o candidato a deputado federal mais votado aqui em Paranaguá, um fato que nos alegre muito e fomos reconduzidos agora, sendo que a portaria já saiu, a partir do dia 1.º de dezembro estaremos retornando como coordenador regional do Litoral da Casa Civil nomeado pelo governador”, afirma Arnaldo Maranhão.
Chuvas
Maranhão afirma que a responsabilidade é grande em reassumir o posto, principalmente em um momento em que as fortes chuvas estão ocasionando transtornos aos municípios e população do litoral do Paraná. “As chuvas atingiram de modo muito forte Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba, três municípios extremamente prejudicados, bem como outras cidades com menores prejuízos, mas não deixa de ser um momento delicado. A gente aguarda que a chuva dê uma trégua, o governador já criou um grupo de trabalho, um gabinete especialmente para tratar dessas situações dos municípios atingidos no litoral”, acrescenta. “Estamos em um misto de alegria, mas de responsabilidade muito grande em visitar os sete municípios, ouvir as demandas e desejos de toda uma população, visto o momento difícil que o litoral atravessa”, destaca.
“O governador já criou um gabinete da crise com vários representantes de secretarias do Estado para estar lado a lado com os municípios, com os prefeitos e lideranças, para o Governo do Estado estar à disposição de uma forma muito competente e presente”, afirma o coordenador.
Confiança do governador e carinho com o litoral
Arnaldo Maranhão agradeceu a confiança de Ratinho Júnior em nomeá-lo novamente como Coordenador do Litoral. “Agradeço esta confiança e lealdade. Você ser nomeado uma vez já é um grande desafio, agora você ser reconduzido para o mesmo cargo pelo governador a minha responsabilidade aumenta muito. Estou preparado para assumir este cargo, primeiro porque eu conheço muito o litoral do Paraná, moro aqui, já fui vereador, vice-prefeito, secretário de Obras em Paranaguá, cidade onde eu moro, então experiência nós temos. Então, cada dia é uma novidade, é um dia de trabalho em um cargo como esse, são sete cidades”, completa.
“A gente não tem nenhuma dúvida de que o governador de fato gosta do litoral. Vejam as obras que são há tanto tempo prometidas e que agora estão saindo do papel, como a passarela da Ilha dos Valadares, a orla de Matinhos, a ponte de Guaratuba quando quase ninguém mais acreditava. Temos um governador atento ao litoral, então fica mais fácil de trabalhar nesse sentido”, salienta o coordenador.
Prioridades
“Acima de tudo, entre as prioridades, eu vejo de forma muito preocupante, apesar de todos os investimentos do Governo do Estado, a questão do aumento da criminalidade não só no litoral, mas no Brasil inteiro, mas de modo especial em Paranaguá que até então era uma cidade tranquila. Terei como prioridade a questão da diminuição da criminalidade, unindo forças com as secretarias responsáveis neste segmento de segurança pública e também a área de saúde, não podemos jamais esquecer desta área que é um investimento que é prioridade para qualquer gestor público”, ressalta Maranhão.
Outro foco de sua gestão na coordenadoria é o investimento turístico. “Não podemos esquecer do turismo. Nosso litoral, enfim, nossos municípios Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, possuem um potencial turístico maravilhoso. Não devemos nada para nenhum lugar do Brasil, Deus nos abençoou muito nessa região onde moramos. Além disso, o turismo gera renda”, diz Maranhão.
“De modo muito especial temos que focar na geração de emprego. Temos que entender porque em Santa Catarina tudo pode, lá cresce rapidamente, e o litoral do Paraná, o governador tem que muitas vezes ir até a Justiça para conseguir uma obra. Essa vontade do governador, esse amor, esse carinho que ele tem com o litoral que não podemos perder, então, de modo especial, focaremos a geração de emprego, o combate à criminalidade, saúde e o turismo. Esses, no meu entendimento, é o plano de governo do governador Ratinho Júnior que estaremos lado a lado com ele para ajudar o litoral a crescer”, finaliza Arnaldo Maranhão.