A partir da próxima segunda-feira, 21, o Armazém Macedo, um dos principais cartões-postais de Antonina e do litoral do Paraná que funciona atualmente como espaço cultural, ficará fechado para manutenção. A benfeitoria será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da construtora Biapó e terá o apoio da Prefeitura de Antonina, com manutenção nos corrimões.
Segundo a assessoria do município, o objetivo da manutenção é promover mais segurança e cuidado aos visitantes do local. “Por precauções, as áreas externas deverão permanecer fechadas durante esse período. Assim que finalizados os reparos, o Armazém será reaberto para visitação. Agradecemos a compreensão da comunidade”, completa.
Espaço foi entregue revitalizado em 2022
Em março de 2022, o Armazém Macedo foi entregue revitalizado pelo IPHAN. “Construído na segunda metade do século XIX, com características ecléticas, mas ainda com algumas soluções construtivas típicas da arquitetura luso-brasileira, o Armazém Macedo servia para o escoamento da produção de erva-mate. O local passou por restauração e em 18 de março de 2022 foi entregue à população de Antonina”, completa.
“O Armazém Macedo recebeu investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo”, detalha a assessoria. “O armazém fica entre a antiga Rua da Praia (atual Rua Marquês do Herval) e a Baía de Antonina, numa posição privilegiada na cidade. Mesmo em condição de ruínas, era um dos pontos mais visitados do setor histórico”, completa.
Com a revitalização realizada, o armazém acolhe programação culturais variadas, “com propostas transversais e de múltiplos segmentos: artístico, científico, ambiental, entre outros”, finaliza o Iphan.
Com informações da Prefeitura de Antonina e IPHAN