O 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar promoveu na quinta-feira, 15, uma atividade com o apoio do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para os alunos do curso de guarda-vidas militares.
A atividade reuniu 30 bombeiros militares que estão se especializando para a função de guarda-vidas. Os profissionais farão estágio durante o Verão Maior Paraná e devem se formar em fevereiro de 2023.
“Essa atividade com o apoio do BPMOA deixa o nosso guarda-vidas apto para trabalhar com todo o recurso que temos à disposição do nosso litoral durante a temporada de verão. Com o apoio das aeronaves podemos agilizar o socorro do resgate das vítimas”, disse o coordenador do curso, tenente Henrique Biss Bortolini.
O BPMOA irá trabalhar de forma integrada com o Corpo de Bombeiros durante a temporada, auxiliando nos resgates e garantindo suporte às equipes dos bombeiros tanto em ocorrências quanto no transporte de pacientes entre unidades hospitalares.
O tenente Mauro Henrique Martins Fernandes, piloto do BPMOA, disse que a operação vai ser baseada no embarque de baixa altura dos guarda-vidas, realizando o lançamento deles no mar para o resgate de vítimas. “Isso possibilita um rápido resgate”, afirmou.
BAIXA ALTURA
A atividade durante este treinamento foi o embarque em baixa altura e helocasting (lançamento do guarda-vidas no mar), que são exercícios preparados de forma mais semelhante possível com a realidade que os profissionais vão encarar no atendimento das ocorrências. Os alunos treinaram o embarque a baixa altura, e isto é feito em terrenos que não permitem o pouso adequado, como nas praias, montanhas e encostas.
Fonte: AEN