Legislativo

Assembleia Legislativa aprova reestruturação das carreiras da Polícia Civil

Também avançaram diversos projetos do Executivo para doações de imóveis a municípios, prorrogação do Plano Estadual de Educação e abertura de crédito adicional

O texto foi votado na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (19), um do dia e outra antecipada de quarta-feira (20) (Créditos: Orlando Kissner/Alep)

O texto foi votado na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (19), um do dia e outra antecipada de quarta-feira (20) (Créditos: Orlando Kissner/Alep)

A reestruturação das carreiras da Polícia Civil estadual foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta do governo aborda pontos relacionados à carreira dos servidores, com ênfase nos critérios de ingresso, no estágio probatório e nas normas que orientam o curso de formação técnico-profissional. O texto foi votado na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (19), um do dia e outra antecipada de quarta-feira (20).

O projeto de lei complementar 8/2025, do Poder Executivo, propõe alterações na Lei Complementar nº 259/2023 e na Lei nº 21.894/2024, com o objetivo de ajustar a estrutura das carreiras e modificar trechos do Código Disciplinar da corporação.

Entre as mudanças previstas estão a possibilidade de exigir formação superior para o cargo de agente de polícia judiciária, a definição de requisitos objetivos para convocação de candidatos ao exame pré-admissional e para o exercício do cargo de delegado de polícia, além da reformulação das regras do curso de formação técnico-profissional.

“As revisões visam modernizar o processo de ingresso no Quadro Próprio da Polícia Civil (QPPC), promovendo segurança jurídica aos aprovados nos certames e assegurando a existência de servidores qualificados para a prestação dos serviços públicos pertinentes”, afirma a justificativa.

Poder Executivo

Diversos outros projetos do governo tramitaram nas sessões plenárias. Parte das iniciativas trata da doação de imóveis a municípios paranaenses e da transferência de trechos rodoviários.

O projeto de lei 459/2025, por exemplo, autoriza a doação ao município de Tibagi de um imóvel de 1.100 m² para implantação e funcionamento de serviços municipais, em especial para a instalação do Centro de Atenção Psicossocial.

Já o projeto de lei 561/2025 autoriza a doação de terrenos ao município de Mariluz para a construção de um Centro de Atendimento Educacional e Terapêutico ao Transtorno do Espectro Autista. E o projeto de lei 562/2025, que destina dois lotes no mesmo município para a construção de um Centro de Bem-Estar para Pessoas Idosas.

O município de Itaúna do Sul também será beneficiado. O projeto de lei 563/2025 prevê a doação de terrenos para implantação de uma capela mortuária e da nova sede do Legislativo Municipal. Enquanto o projeto de lei 568/2025 autoriza a doação de uma área de 1.150 m² para regularização das instalações da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente e da Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família.

Outras autorizações incluem: o projeto de lei 601/2025, que doa ao município de Verê um terreno urbano de 2.433,60 m² para serviços de educação e assistência social; e o projeto de lei 602/2025, que transfere ao município de Mallet um terreno de 5.000 m² destinado a abrigar secretarias municipais e estruturas administrativas da prefeitura.

O projeto de lei 566/2025 trata da municipalização de um trecho da PR-218, no município de Loanda. A área passará a compor o sistema viário local, permitindo que a prefeitura realize obras e melhorias conforme o plano diretor.

Educação

Também do Executivo, foi aprovado o projeto de lei 567/2025, que prorroga a vigência do Plano Estadual de Educação (PEE/PR) até 31 de dezembro de 2026. O governo explica que a medida equipara o prazo ao do Plano Nacional de Educação (PNE), prorrogado pela Lei Federal nº 14.934/2024.

O objetivo é evitar lacunas normativas e desarticulação entre as políticas educacionais federal e estadual, além de garantir tempo hábil para a elaboração de um novo plano estadual durante o exercício de 2026, a partir das diretrizes que serão definidas pelo Governo Federal.

Crédito

Avançou na sessão antecipada a proposta 623/2025, que aprova crédito adicional especial ao Orçamento Geral do Estado, alterando o detalhamento de obras e entregas aprovado pela Lei nº 22.267/2024. O valor total é de R$ 43.305.622,00.

Segundo a justificativa, o recurso será destinado à integralização de capital junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e, posteriormente, alocado no Fundo Promove Sul, com utilização de superávit financeiro. A medida tem como finalidade ampliar a capacidade de financiamento aos empreendedores paranaenses, fomentando inovação e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social regional.

“Esse projeto tem uma importância fantástica, pois coloca R$ 43 milhões do Tesouro Estado no BRDE para financiamento de ações voltadas aos pequenos produtores e empresários em função do tarifaço”, explicou o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), referindo-se à taxação de produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mais projetos

Em turno único e redação final foi aprovado o projeto de lei 741/2024, do deputado Delegado Jacovós (PL), que concede o título de Cidadão Honorário ao desembargador substituto da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) e desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Anderson Ricardo Fogaça.

Também foram aprovados dois projetos que concedem título de utilidade pública: o da deputada Ana Julia (PT), à Biblioteca Amigos do Caximba, de Curitiba (PL 410/2025); e o do deputado Gugu Bueno (PSD), que reconhece a Associação Cascavel de Turismo e Eventos – Convention & Visitors Bureau (CVB Visite Cascavel), naquele município (PL 618/2025).

Em segundo turno e redação final, foi aprovado o projeto de resolução 11/2025, da Comissão Executiva, que dispõe sobre as verbas de ressarcimento e indenizatórias para cobertura de despesas relacionadas ao exercício da atividade parlamentar. O texto avançou na forma de uma subemenda substitutiva geral, acolhendo cinco das sete emendas apresentadas.

Turno único

Foi aprovado o projeto de lei 281/2025, de autoria do deputado Goura (PDT) e da deputada Maria Victoria (PL), que institui o Dia do Montanhismo, a ser celebrado em 21 de agosto. Com requerimento de dispensa de redação final, o texto segue para sanção.

E o projeto de lei 549/2025, do deputado Alexandre Curi (PSD), que concede o título de utilidade pública à associação Universitários Associados do Dinão (UAD), de Laranjeiras do Sul.

Redação final

Cinco proposições passaram em redação final na sessão antecipada. Entre elas, o projeto de lei 154/2024, do governo, que cria o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas. A iniciativa prevê compensação financeira a cidadãos que fornecerem, por meio do canal 181, informações que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes no Estado.

Outros textos aprovados foram: o PL 38/2025, dos deputados Matheus Vermelho (PP) e Thiago Bührer (União), que inclui o Mundo do Futsal Experience, de Foz do Iguaçu, no calendário oficial de eventos do Paraná; o PL 330/2025, do deputado Matheus Vermelho, que concede o título de utilidade pública ao Maestro Esporte Clube, também de Foz do Iguaçu; o PL 250/2025, do deputado Ricardo Arruda (PL), que concede o título de Cidadão Benemérito ao empresário Antônio Roberto Gazin; e o PL 384/2025, do deputado Soldado Adriano José (PP), que reconhece o Instituto Legendários, de Maringá.

Próxima sessão

Os parlamentares voltam a se reunir na próxima segunda-feira (25) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Fonte: Alep


Assembleia Legislativa aprova reestruturação das carreiras da Polícia CivilAvatar de Assembleia Legislativa do Paraná

Assembleia Legislativa do Paraná

Assembleia Legislativa aprova reestruturação das carreiras da Polícia Civil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar