conecte-se conosco

Infraestrutura

TCP realiza entrega de drone, computador, tablet e equipamentos à Prefeitura de Paranaguá

Itens serão utilizados no monitoramento ambiental e demográfico

Publicado

em

Na tarde da segunda-feira, 27, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou a entrega de equipamentos de georreferenciamento para a Prefeitura de Paranaguá. A cerimônia ocorreu em seu prédio administrativo. Ao todo, foram doados um drone; um computador de mesa com mouse, teclado e monitor; e um tablet, bem como um software que permite processar imagens de câmeras RGB ou multiespectral. Os equipamentos foram entregues a representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), que os utilizarão para monitoramento ambiental e demográfico, bem como no processo de regularização fundiária em áreas do município. 

Segundo a TCP, esta ação faz parte das condicionantes recebidas pela empresa referentes às obras de ampliação do terminal portuário, finalizadas em 2019. Segundo o gerente institucional da TCP, Allan Chiang, as doações trarão de forma direta benefícios nas ações de monitoramento e de preservação ambiental executadas pela Prefeitura em Paranaguá. “O aporte faz parte de uma série de ações sociais realizadas pela empresa na região. Em 2022, foram mais de 60 projetos socioambientais executados no litoral paranaense. Um exemplo foi a inauguração da escola estadual na Ilha do Amparo, que buscou ampliar o acesso à educação na região. Outra atividade foi a ampliação da Associação de Moradores da Costeira. O novo espaço permitiu ampliar o número de atividades gratuitas aos moradores”, acrescenta.

Município

Entrega faz parte das condicionantes recebidas pela empresa referentes às obras de ampliação do terminal portuário, finalizadas em 2019

“O equipamento vai servir de apoio às ações da Secretaria de Urbanismo, principalmente em relação ao monitoramento de áreas ambientalmente sensíveis, entre elas manguezais, alguns pontos de Mata Atlântica, entre outros. Eles serão utilizados também para fiscalização, quando necessário, assim como para a regularização fundiária na obtenção de algumas informações às vezes que o servidor não consegue ir até o local, então conseguiremos encaminhar o equipamento para ele obter essas informações de forma remota”, afirma Átila Shiroma de Souza, superintendente de controle e análise da Semur da Prefeitura de Paranaguá. 

O superintendente ressalta que os equipamentos foram entregues fazendo parte de um Termo de Compromisso Urbanístico entre a TCP e o município. “Isso veio através do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) onde a empresa elenca todos os impactos que podem haver na vizinhança e através disso a gente mensura qual vai ser a compensação, o compromisso que colocaremos para a empresa, com o intuito de ajudar o município”, detalha, ressalta que o drone, os equipamentos e o computador viram para equipar ainda mais as equipes de Urbanismo. “Isso é de suma importância, nos ajuda bastante”, informa. 

No ato da entrega, representaram a TCP a supervisora institucional, Katlyn Eliege, e a analista institucional, Maitê Carlim Moura. Helton Onose, superintendente de planejamento urbano da Prefeitura, também esteve no evento.

Drone

Após a entrega, os servidores testaram o drone em frente à sede administrativa da TCP. Segundo a empresa, o equipamento conta com alcance de até 6 mil metros acima do mar, podendo percorrer 30 quilômetros de distância desde o ponto de partida. Ele integra uma série de equipamentos que serão utilizados pelos servidores, que passarão por treinamento realizado pela própria Prefeitura para operação dos itens, que deverão ser utilizados por profissionais na fiscalização e regularização fundiária. 

Com informações da TCP

Em alta

plugins premium WordPress