Vereador Edu, representando a Câmara Municipal, obteve compromisso com Ecovia e DER-PR para construção no local
Na quinta-feira, 9, o vereador Eduardo Francisco Costa de Oliveira, o Edu, participou de uma reunião em Curitiba com a finalidade de reduzir o perigo na região do Jardim Iguaçu na região da Avenida Bento Rocha. O encontro ocorreu no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) com a presença do diretor-geral do DER, engenheiro Paulo Tadeu, do diretor- presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese, representantes da Ecovia e líderes comunitários dos bairros nos arredores da Avenida Bento Rocha. Na reunião, ficou acertada a construção de uma rotatória na região do Jardim Iguaçu na via estadual, bem como um estudo técnico para iluminação da BR-277 entre o Pátio de Triagem da APPA até a ponte da Vila Guarani.
Segundo o vereador Edu, o objetivo é garantir a segurança da população na Avenida Bento Rocha e na BR-277, principalmente os moradores desde o perímetro do Jardim Iguaçu até a ponte da Vila Guarani. "Este trecho é responsabilidade da Ecovia, subordinada ao DER-PR, mas com uma forte ação da APPA, que é uma das partes envolvidas. Na última semana, na segunda-feira, 6, tive conversas com o diretor técnico do DER, engenheiro Alessandro e também conversei na Ecovia com a engenheira responsável pela concessão da área, Helen, tudo isso com o intuito de, primeiramente, construir a rotatória e, posteriormente, sobre a necessidade de iluminação da via estadual entre o Jardim Iguaçu e ponto da Vila Guarani", explica.
"A construção desta rotatória está no escopo da Ecovia, que ela tem obrigação de executar, mas, devido a nossa falta de representatividade na região o processo anda a passos lentos. Então, com a ajuda do Fregonese e cumplicidade do DER-PR, comigo representando a Câmara Municipal, conseguimos trazer representantes da Ecovia e fizemos este pedido, em função dos dois últimos acidentes trágicos que ocorreram na região. Sensibilizamos a Ecovia para que esta obra da rotatória fosse iniciada o mais rápido possível, houve um compromisso da engenheira Helen, responsável pela Ecovia, de iniciarmos ainda neste mês as obras da rotatória. Até o dia 30 de agosto serão iniciados os trabalhos no local", explica o vereador.
Outro assunto abordado foi a iluminação da via estadual. "Pleiteei, encaminhando expediente à Ecovia e ao DER-PR, o pedido de análise de estudos para viabilidade de execução e implantação de iluminação pública em toda a extensão do Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Santa Helena, compreendido entre o pátio de estacionamento da APPA até a ponte da Vila Guarani. Este eixo é competência da Ecovia", afirma Edu. Segundo o legislador, a concessionária se dispôs a fazer o levantamento de custos e posterior reunião para viabilidade do projeto e execução, pedindo autorização e estudo ao DER-PR permitindo à Ecovia executar esta obra. "Isto será um marco para a região, pois a falta de iluminação traz perigo e insegurança para os milhares de pessoas que residem na localidade", explica.
Outra pauta da reunião foi o estudo técnico para viabilidade de iluminação da BR-277 no trecho que atravessa os bairros do Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Santa Helena
O vereador disse estar contente com o resultado das reuniões em prol de benefícios viários e de qualidade de vida à população parnanguara. "Isto trará mais segurança e dignidade às pessoas que moram na região, até na questão de atravessar a via, com risco contínuo dos cidadãos e crianças que saem das escolas da região. Eu, como representante da Câmara, usando o acesso que temos e como representante da população, trago esta boa novidade para o povo parnanguara", explica. Ele ainda complementa que o Legislativo fará um trabalho de persuasão para que a iluminação da Avenida Bento Rocha seja realizada. "É responsabilidade da Ecovia tirar isto do papel com anuência do DER, que está ciente das situações que ocorreram com trágicos acidentes", acrescenta.
VIADUTO DA BR-277
Segundo o vereador Edu, a nova rotatória e o estudo para iluminação vêm de modo a complementar as grandes obras já em execução pelo Estado na Avenida Bento Rocha com revitalização e na construção de um viaduto na BR-277. "Estas duas obras já estão em andamento, elas são irreversíveis e foram um dos últimos atos do ex-governador Beto Richa, com assinatura dos dois protocolos de obras de revitalização da avenida Bento Rocha e construção do viaduto na entrada da cidade, na BR-277. São outras duas obras que trarão mais segurança para a população", complementa o vereador Edu. Por fim, o legislador ressaltou que o fluxo de caminhões pela Avenida Bento Rocha é de quatro mil por dia, sendo que as obras reduzirão o impacto negativo gerado para a população.