Na sexta-feira, 18, foi celebrado o dia do estivador, profissional responsável por embarcar e desembarcar cargas em segurança, sendo uma das profissões mais importantes para a logística internacional portuária. Nos portos de Paranaguá e Antonina são quase 1.000 trabalhadores registrados para a função, que operam 24 horas por dia.
- Paranaguá terá unidade da franquia Janela Bar
- Portos paranaenses crescem 8,6% na movimentação total entre janeiro e setembro
“O estivador é parte fundamental de um porto e devemos a eles toda nossa gratidão pela função que desempenham. Eles são responsáveis pela boa qualidade com que as mais diversas cargas são embarcadas e desembarcadas e fazem parte do time responsável pelos recordes de movimentação da Portos do Paraná”, elogiou o diretor-presidente da empresa pública Luiz Fernando Garcia.
No Porto de Paranaguá, de acordo com os últimos dados do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), estão registrados 907 trabalhadores portuários avulsos (TPA). Já em Antonina, o OGMO local informa que estão cadastrados 86 estivadores.
“A nossa atividade é essencial para o funcionamento do comércio internacional e contribuímos para o desenvolvimento da economia nacional e geração de empregos. Somos responsáveis por movimentar milhões de toneladas garantindo o abastecimento de insumos, lidando com cargas de tamanho e peso variado”, avalia João Fernando da Luz, presidente do sindicato da categoria.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Niger Barroso da Silva está há 34 anos na atividade e sente-se honrado com a profissão. “Comecei lá em baixo (no porão) e agora estou aqui (trabalhando no convés). É daqui que a gente leva o sustento para casa e tem serviço todo o dia para a gente, graças a Deus, e é um orgulho ser estivador”, comemora o profissional. Atualmente, ele auxilia a operação na função de portaló (orientando o guincheiro na colocação de cargas no porão do navio).
Fonte: AEN