Na sexta-feira, 24, a Prefeitura de Paranaguá anunciou a realização da operação “tapa-buraco” em diversos bairros do município. Somente nesta última semana de outubro e início de novembro, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) atuará em 15 bairros de Paranaguá com trabalhos de frasagem em tapa-buracos. A iniciativa representa uma nova fase do grande pacote de manutenção viária no município.
De acordo com o município, as ações contemplam a recuperação de vias já asfaltadas, beneficiando diretamente milhares de famílias e melhorando a mobilidade urbana em diferentes regiões. “Neste momento, estamos executando uma ampla operação tapa-buraco em diversos bairros, garantindo mais segurança e trafegabilidade nas vias. Em breve, iniciaremos também a pavimentação de ruas que nunca receberam asfalto, dentro do programa Asfalto Novo, Vida Nova”, afirma o prefeito Adriano Ramos.
“Essa é uma conquista importante para Paranaguá, resultado da parceria com o Governo do Estado e do compromisso da nossa gestão em transformar a cidade com obras que realmente impactam o dia a dia da população. Agradeço ao governador Ratinho Júnior por incluir Paranaguá no programa, que representa um dos maiores investimentos da história do nosso município”, frisa o prefeito, destacando a o trabalho conta com planejamento técnico contínuo para melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana.
Bairros
De acordo com o município, as equipes próprias e terceirizadas da Semop atuarão simultaneamente em várias regiões da cidade, executando serviços de fresagem, aplicação de massa asfáltica e operação tapa-buraco. “Na próxima semana, de 27 a 30 de outubro, as equipes próprias estarão concentradas nos bairros Parque São João, Vila Divinéia, Jardim Iguaçu e Vila Marinho, enquanto as equipes terceirizadas trabalharão na Rua Professor Cleto, no Alto São Sebastião”, detalha.
“Já entre 3 e 8 de novembro, as equipes próprias darão continuidade aos trabalhos nas ruas dos bairros Nilson Neves, Yamaguchi e Jardim Samambaia, enquanto a equipe terceirizada atuará no Jardim Esperança, Vila Garcia, Vale do Sol, Porto Seguro, Jardim Paraná I e II, Vila Cruzeiro e Porto dos Padres”, afirma a Prefeitura.
Operação na rua Professor Cleto
Na atual etapa, entre as ruas contempladas, consta a operação na rua Professor Cleto, via que é estratégica pela importância no tráfego, bem como pela proximidade da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde ocorre as principais procissões. “O serviço contempla cerca de um quilômetro de extensão, com a recuperação de cinco quadras entre as ruas Conselheiro Correia, Manoel Pereira, Barão do Rio Branco, Baronesa do Cerro Azul e José Gomes”, acrescenta.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Ozéias Rebello Costa, o trabalho está sendo conduzido de forma planejada e progressiva, com atenção especial à segurança e à fluidez do trânsito durante todo o processo. Segundo ele, a Rua Professor Cleto é uma via estratégica para a cidade, tanto pelo intenso fluxo diário de veículos quanto por sua importância cultural.
“É uma via de tráfego intenso, que liga o centro ao bairro e por onde tradicionalmente passa a procissão da Festa de Nossa Senhora do Rocio. Nosso objetivo é entregar a rua totalmente revitalizada, com novo asfalto, pintura e sinalização concluídos antes da grandiosa procissão”, ressalta o secretário.
Etapas
O secretário de Obras explica que as intervenções estão sendo feitas por etapas, contando com fechamento alternado de faixas e concentração das equipes, algo que garante eficiência e agilidade na execução das benfeitorias. “No caso da Rua Professor Cleto, iniciaremos com a remoção completa do pavimento antigo e, na sequência, aplicamos o novo asfalto. Todo o trabalho é pensado para reduzir os impactos ao tráfego e assegurar um resultado de qualidade, oferecendo à população uma via moderna, segura e preparada para receber o grande público do Rocio”, acrescenta.
“Nosso objetivo é manter o ritmo e atender o maior número possível de vias. Estamos trabalhando em bairros de grande movimento e também em áreas que nunca tiveram pavimentação adequada”, ressalta Ozéias, salientando que o planejamento poderá sofrer ajustes de acordo com as condições climáticas, visto que as chuvas podem interferir no andamento das obras.
Orientações aos motoristas
“Durante todo o período de execução, equipes do programa Paranaguá Mobilidade estarão presentes para orientar motoristas, monitorar o fluxo e garantir a segurança viária. A Prefeitura reforça o pedido de compreensão e colaboração da população, lembrando que os transtornos momentâneos são necessários para que a cidade receba ruas mais seguras, acessíveis e preparadas para o futuro”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá





