As primeiras intervenções relacionadas à obra de revitalização da Avenida Bento Rocha começaram no mês passado com os trabalhos de drenagem nas ruas laterais da via. O próximo passo dessa obra tão importante é iniciar a demolição do concreto da avenida, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).
O objetivo da drenagem na região da Bento Rocha é absorver o fluxo de água da via estadual, que é uma das principais de acesso ao Porto de Paranaguá.
Já a obra para construção do viaduto no km 5 na entrada da cidade, como anunciado juntamente com a revitalização da Bento Rocha, ainda está em fase de aprovação do plano de trabalho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
Na próxima fase, a população será afetada diretamente devido aos transtornos e desvios que precisarão ser realizados na região. De acordo com a Seil, os desvios ainda estão sendo definidos em conjunto pelo DER-PR, Prefeitura de Paranaguá, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Instituto das Águas e concessionária Ecovia. As alterações serão previamente comunicadas à população através da imprensa.
Revitalização da ciclovia é bastante aguardada pelos moradores
A revitalização é bastante esperada pela população local e pelos motoristas que trafegam rumo ao Porto de Paranaguá devido ao abandono da via. Muitos trabalhadores a utilizam diariamente em seu trajeto de casa ao trabalho e não podem mais contar com a ciclovia que existia no local para sua segurança, pois ela foi tomada pela vegetação. Além de trechos destruídos e da sujeira que afastam os ciclistas. A via também prejudica os caminhoneiros e demais motoristas pelo excesso de buracos e falta de sinalização.
Pais e professores da Escola Municipal Randolfo Arzua também se arriscam todos os dias para atravessar a avenida sem a presença de faixa de pedestre e com o intenso tráfego de caminhões que, muitas vezes, transitam em alta velocidade.
SOBRE AS OBRAS
Ao todo, serão revitalizados 2,9 km no trecho compreendido entre a ponte do Rio Emboguaçu e a interseção com a Avenida Portuária. A recuperação envolve a colocação de um novo pavimento de concreto, entrega de uma nova ciclovia, sinalização e paisagismo.
O viaduto será construído na entrada de Paranaguá na interseção da BR-277 com a Avenida Ayrton Senna, terá mais de 900 metros de extensão, 6 de altura e 7,6 de largura. As obras na Avenida Bento Rocha e construção de um viaduto na entrada da cidade totalizam cerca de R$ 36 milhões nos projetos, por meio de um convênio entre a APPA e o DER-PR.