Na semana passada, foi publicada a licitação referente à construção de um prédio administrativo de 1.800m² anexo à Prefeitura de Paranaguá,o qual será utilizado para abrigar órgãos ligados à Fazenda com o objetivo de facilitar o atendimento à população. Esta é uma das obras previstas no contrato de empréstimo assinado em 2011 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Algumas obras deste contrato já foram observadas pela população, como é o caso da revitalização completa da Avenida Belmiro Sebastião Marques, entregue no mês de julho. Todas as ações de infraestrutura previstas neste contrato têm prazo para entrega até setembro de 2018, incluindo o prédio administrativo e a pavimentação de diversos bairros da cidade.
O coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), José Maranhão Neto, fez um balanço geral do que já foi realizado por meio do BID. “Só nestes primeiros oito meses, vamos executar mais de 70% do contrato. Temos que trabalhar com aquilo que temos em mãos, infelizmente faltou empenho dos gestores anteriores nos detalhes que um contrato internacional exige”, afirmou.
A carência do contrato já estava vencida, mas houve um aditivo para o município. Caso contrário, os recursos seriam perdidos. “Trata-se de um empréstimo, é como um cidadão que vai ao banco solicitar um empréstimo e quem está pagando é o contribuinte”, explicou Maranhão Neto.
“Só nestes primeiros oito meses, vamos executar mais de 70% do contrato”, afirmou o coordenador geral da UGP, José Maranhão Neto, sobre a aplicação dos recursos do Banco Interamericano
Além de dar andamento ao processo de construção do prédio administrativo, é realizada agora a pavimentação de 16km, a qual está prevista no contrato, incluindo alguns bairros como Vila Garcia, Nilson Neves, Vila dos Comerciários, Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Jardim Guaraituba, Vila São Vicente e Vila Guarani. No entanto, outras localidades estão previstas para receber as melhorias como Vale do Sol, Vila Garcia, Jardim Esperança e Jacarandá.
PROSPECÇÃO
Com as obras entregues até setembro de 2018 e a consequente finalização do contrato com o BID, o objetivo é buscar investimentos em Brasília para trazer novos avanços a Paranaguá. “Temos 151 mil habitantes, fizemos um levantamento e vimos que há recursos perdidos desde 2006, são emendas de deputados a fundos perdidos. Por isso, a intenção da Unidade de Gerenciamento de Programas é analisar a possibilidade de um novo empréstimo e outras formas de angariar recursos”, disse Maranhão Neto.
Além de evitar o desperdício de recursos, a intenção é buscar novos para aplicação em alguns locais e situações que merecem atenção. Segundo o coordenador do BID, há urgência na construção de um novo terminal de ônibus para aperfeiçoar o transporte coletivo, a execução de um estudo para o plano diretor do município, um projeto para contenção de enchentes, entre outras necessidades.