Algumas das obras mais aguardadas pela população de Paranaguá são a construção do viaduto na entrada da cidade e a recuperação da Avenida Bento Rocha, que há anos sofre com a ação do tempo e com a falta de manutenção. O viaduto atende à necessidade de facilitar o tráfego formado por caminhões de cargas e veículos leves. Já a Avenida Bento Rocha, o maior benefício da recuperação será na qualidade de vida dos moradores na região, dos que usam a ciclovia para trabalhar e também dos motoristas que terão uma avenida mais segura e apropriada, tendo em vista o trânsito intenso observado diariamente.
A autorização para a licitação da construção do viaduto na Avenida Ayrton Senna, no km 5, e para as obras na avenida foi realizada pelo Governo do Estado em outubro do ano passado. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 36 milhões nos projetos, por meio de um convênio entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que disponibilizará os recursos, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).
Segundo nota enviada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) trata-se de licitações diferentes e a previsão é de que as obras tenham início em março depois de finalizados os períodos de recurso.
“Em ambas já houve a abertura dos envelopes de preço, que é a primeira fase da licitação. Antes de serem escolhidas as empresas vencedoras, houve recursos administrativos de empresas participantes, que estão sendo analisados pelo DER-PR”, informou.
Neste momento, a comissão de licitação analisa em paralelo documentos apresentados pelas empresas para declarar as vencedoras do processo licitatório. “Esta decisão deve sair até o final de fevereiro, se não houver problemas nessas documentações”, frisou em nota o DER-PR.
Viaduto será construído no acesso para quem chega ao município de Paranaguá utilizando a BR-277
Depois que as ordens de serviço forem oficialmente emitidas, o prazo de construção do viaduto é de 150 dias. Já a recuperação da Avenida Bento Rocha será feita em até 216 dias, com trabalhos divididos em várias etapas. O trânsito nas regiões citadas será alterado durante as intervenções.
“Este serviço será feito sempre em meia faixa e em horários alternativos. Haverá, portanto, desvios e adaptações no trânsito nestes locais. O cronograma com a evolução das obras fica a critério das empresas vencedoras e cabe ao DER-PR fiscalizar estas etapas”, esclareceu o Departamento.
DETALHES DAS OBRAS
O viaduto fica no km 5 da BR-277 (para quem chega a Paranaguá), dá acesso às avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha. O mesmo terá seis metros de altura, 7,6 de largura e mais de 900 metros de extensão considerando as rampas de acesso e a pavimentação sobre a estrutura.
Estima-se que, ao dia, cerca de três mil caminhões trafeguem pela Avenida Bento Rocha carregados de produtos
Na Avenida Bento Rocha será feita a recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem e reconstrução de ciclovia em uma extensão de 2,9 quilômetros. Estão inclusos projetos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, dispositivos de segurança, obras complementares e paisagismo.